Negócios

IPVA 2026: veja 5 carros que vão entrar na lista de isentos do imposto

Foto: Divulgação/Volkswagen
Medida aprovada pelo Congresso amplia a isenção do IPVA para todo o território nacional; veículos em questão ficam liberados a partir de 2026  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/Volkswagen
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 30/12/2025, às 07h45



Com 2025 chegando ao fim, uma boa notícia anima os proprietários de carros mais antigos: veículos fabricados em 2006 passam a ficar livres do pagamento do IPVA em todo o Brasil a partir da próxima virada.

Regra nacional

Até pouco tempo, o tempo mínimo de fabricação exigido para a isenção variava de acordo com o estado. Algumas unidades nem chegavam a oferecer o benefício.

Esse cenário mudou após a aprovação, pelo Congresso, de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estendeu a isenção a todo o território nacional para carros de passeio, comerciais leves e veículos de uso misto com 20 anos ou mais de fabricação.

Nos estados que já concediam o benefício com critérios mais flexíveis, nada foi alterado. As regras locais continuam valendo quando mais vantajosas para o contribuinte.

Veículos em rodovia
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Estados com isenção antecipada

Veículos com 15 anos ou mais seguem livres do IPVA no Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe.

Já no Amapá, Rio Grande do Norte e Roraima, o imposto não é cobrado de carros com pelo menos dez anos de fabricação.

Em São Paulo, por exemplo, permanece a exigência mínima de 20 anos, o que significa que apenas modelos fabricados até 2006 entram na regra de isenção.

5 modelos que deixam de pagar IPVA

Com a nova virada, alguns carros bastante conhecidos passam a entrar no benefício. Confira cinco deles:

  1. Honda New Civic
  2. Hyundai Santa Fe (2ª geração)
  3. Ford Fusion
  4. Renault Mégane
  5. Volkswagen Jetta

*Com informações do UOL Carros

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp