Negócios
por Camila Lutfi
Publicado em 27/05/2025, às 17h44
A chegada do TikTok Shop no Brasil e a consolidação da Shopee ameaçam o modelo de negócios do Mercado Livre. Por isso, segundo relatório do Itaú BBA, a empresa anunciou uma mudança no modelo de frete.
O Mercado Livre oferecerá aos vendedores descontos de até 40% em seus custos de remessa, seguindo uma estrutura de taxa variável. Nesse novo modelo, os subsídios de frete serão determinados com base na reputação do vendedor, no tíquete do produto e no peso.
Além disso, será oferecido frete grátis em vendas na faixa dos R$ 79 a R$ 200, com até 30 kg.
Para os analistas do BBA, esse é um sinal de intensificação da concorrência no Brasil. "O aumento do desconto no frete [do Mercado Livre] tem como alvo uma faixa de preço de produtos próxima à qual a Shopee parece estar ganhando força", comenta o relatório.
Ainda, a casa chama a varejista de "paranoica em relação à concorrência".
O banco estima que a mudança impacte em 3% na receita líquida do ano do Mercado Livre. Porém, ele ainda acredita que a posição forte na Argentina pode potencialmente ocmpensar os investimentos no Brasil e no México.
Classificação Indicativa: Livre