Negócios
por Camila Lutfi
Publicado em 05/06/2025, às 13h33
Com apenas 46 veículos vendidos no Brasil, a Neta Auto, marca chinesa de carros elétricos da Hozon, pode ser a próxima a se retirar do mercado. A empresa não corre risco de fechar somente no Brasil, mas também na China.
Fundada em 2014, imagens nas redes sociais e sites automotivos chineses mostram funcionários retirando o logotipo da empresa da fachada da sede, em Xangai. Além disso, o site da montadora no Brasil aparece "em manutenção".
Segundo fontes do setor e ex-candidatos às concessionárias procurados pelo Uol, a Neta conta hoje com cerca de 800 veículos no País tanto já nacionalizados quanto em processo de liberação alfandegária. Todos estão concentrados no porto de Cariacica, no Espírito Santo.
Na China, a marca enfrenta dificuldades financeiras, disputas internas e rumores de falência. De acordo com fontes ligadas à empresa também procuradas pelo Uol, acionistas estatais da Hozon pressionam pela saída do fundador Fang Yunzhou, que atualmente ocupa os cargos de CEO e presidente do conselho.
Por aqui, desde a sua estreia, a Neta Auto não conseguiu emplacar nem 50 carros e possui apenas uma loja física e duas unidades em shoppings. A montadora chinesa também perdeu colaboradores estratégicos de vendas e comunicação.
Os preços do veículos da Neta Auto são significativamente mais baixos do que o normal para carros elétricos e as vendas incluem bônus de R$ 25 mil válidos para valorização de usados, pagamento de IPVA ou seguro.
A Neta ainda oferece carregador portátil e carregador de parede gratuitos, além de cinco primeiras revisões sem custo. No entanto, os benefícios não são suficiente para aumentarem as vendas no Brasil.
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