Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 14/10/2025, às 22h03
A expressão “mosca branca” pode ser usada para falar sobre algo raro ou difícil de ser encontrado. No mercado automotivo de 2025, alguns carros se encaixam perfeitamente nessa definição.
São veículos que, apesar de modernos e tecnológicos, tiveram pouquíssimas unidades emplacadas ao longo do ano.
O setor aponta que o baixo volume de vendas se deve a fatores como estoque limitado, preço elevado e até o fato de algumas unidades serem usadas apenas para testes das próprias montadoras.
A seguir, veja os dez carros menos emplacados no Brasil entre janeiro e setembro de 2025 de acordo com apuração do UOL Carros:
O SUV 100% elétrico da Volkswagen chegou ao Brasil com a promessa de ser uma das bases da transição da marca para a eletrificação; no entanto, o preço lá em cima e a rede limitada de carregadores ainda afastam os consumidores.
O modelo elétrico da Renault aposta em design moderno e bom desempenho, mas o valor acima de R$ 250 mil e a concorrência com híbridos mais acessíveis limitaram suas vendas no país.
Com estilo ousado e autonomia excelente, o Ioniq 5 é um dos carros elétricos mais elogiados do mundo. No Brasil, porém, segue como uma raridade, reflexo de seu preço nas alturas e também da chegada discreta da marca nesse segmento.
A picape da Ram continua sendo um símbolo de potência e luxo, mas seu tamanho e motor V8 a gasolina fazem com que ela seja pouco prática (e nada econômica) para o mercado brasileiro.
O elétrico compacto da Fiat garante charme e sustentabilidade, mas o valor que vai além dos R$ 200 mil e o espaço limitado o transformaram em um carro de nicho.
O SUV elétrico de grande porte da Kia pode até impressionar pelo design e interior tecnológicos, mas o preço alto e o perfil de luxo o colocam entre as verdadeiras “moscas brancas” de 2025.
O subcompacto elétrico da Caoa Chery foi um dos primeiros modelos 100% elétricos produzidos e vendidos no Brasil. Apesar da proposta, o iCar não conseguiu conquistar o público, afastando consumidores que buscavam eficiência e custo-benefício.
Tradicional entre os fãs da marca japonesa, o Outback segue como um carro de nicho no país. O modelo, importado e caro, combina o conforto de um sedã com o estilo de um SUV, mas a baixa rede de concessionárias da Subaru no Brasil também ajuda a explicar o baixo número de emplacamentos.
O primeiro carro elétrico da Chevrolet a chegar oficialmente ao Brasil viveu altos e baixos. Após o recall global que afetou suas vendas, o Bolt EV foi relançado com melhorias, mas acabou perdendo espaço para concorrentes mais modernos.
Pioneiro entre os SUVs elétricos de luxo, o I-PACE chegou com status de inovação, mas o preço acima de R$ 600 mil e o avanço de marcas rivais mais acessíveis limitaram sua presença no mercado nacional.
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