Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 19/11/2025, às 06h00
O Toyota Corolla foi um dos maiores destaques do Japan Mobility Show, novo nome do tradicional Salão de Tóquio.
Apesar de ter sido apresentado apenas como conceito, o modelo exibido pela marca japonesa indica uma boa mudança na identidade visual da linha e, possivelmente, no futuro de vários modelos da Toyota.
Segundo a revista Autoesporte, a própria fabricante afirmou no evento que pretende “criar carros bonitos que todos vão querer dirigir”, independentemente da motorização: elétrica, híbrida plug-in, híbrida convencional ou até a combustão.
Dentro desse novo direcionamento, o sedã deve receber pela primeira vez uma versão totalmente elétrica.
Ver essa foto no Instagram
O conceito antecipa a 13ª geração do Corolla, prevista para ser revelada em sua forma final em 2026. O estilo discreto, que sempre caracterizou o sedã, dá lugar a um design ousado e tecnológico.
A novidade deverá servir de referência também para outros veículos da marca, inclusive SUVs.
Na dianteira, o destaque são os faróis afilados em LED, que formam um filete horizontal com elementos pixelados e recortes iluminados.
Atrás, o sedã tem lanternas unidas por uma peça contínua e uma silhueta retangular, com detalhes pouco comuns para esse tipo de carroceria.
Também surge a possibilidade de o modelo adotar o conceito sem vidro traseiro, como ocorre nos elétricos Polestar 4 e 5.
O Corolla sempre foi um veículo super global, mas com adaptações em cada canto do mundo. O chinês, por exemplo, tem design inspirado no Prius, enquanto o brasileiro segue uma linha mais esportiva.
A nova geração, porém, levanta questionamentos no mercado nacional. Com tamanho maior, acabamento aprimorado e mais tecnologia, será que o sedã continuará viável para ser produzido aqui? O exemplo do Honda Civic, que deixou de ser fabricado no Brasil, é um alerta.
Além do sedã, a Toyota já confirmou que o Corolla Cross também passará por uma grande renovação. A segunda geração do SUV ainda não foi apresentada, mas a marca adianta que o estilo será mais “vibrante e inovador”.
Para o mercado brasileiro, a aposta é em um conjunto híbrido flex plug-in desenvolvido exclusivamente para o país.
Com a tradição da Toyota de atualizar suas linhas globalmente em intervalos curtos, a expectativa é que os modelos novos cheguem ao Brasil já em 2026.
Classificação Indicativa: Livre