Negócios
Com a popularização dos carros híbridos no Brasil, uma dúvida começa a aparecer com frequência entre motoristas: afinal, quanto tempo dura a bateria desses modelos e quanto custa a substituição?
De acordo com a Quatro Rodas, a vida útil estimada gira em torno de dez anos, mas esse período pode variar de acordo com o uso.
Quem roda mais em estradas tende a preservar melhor o componente, enquanto o trânsito pesado nas cidades acelera o desgaste por conta dos ciclos constantes de carga e descarga.
Assim como nos smartphones, a perda de capacidade é inevitável ao longo do tempo.
O maior susto, no entanto, vem com a troca. Em modelos conhecidos, como Toyota Corolla Hybrid e Prius, a bateria nova sai por cerca de R$ 17 mil fora a mão de obra. Já as versões remanufaturadas ficam entre R$ 8 mil e R$ 10 mil.
Apesar disso, a maioria das montadoras oferece garantia de oito anos para o sistema híbrido.
Nos híbridos plug-in, o valor sobe para outro patamar: a substituição pode passar de R$ 100 mil, devido à maior capacidade das baterias. Já nos híbridos-leves, como Fiat Pulse e Fastback, o custo é bem menor, cerca de R$ 5 mil.
Outro ponto importante é o destino das baterias antigas. Em vez de descarte, elas são reaproveitadas em sistemas de armazenamento de energia, como no-breaks e painéis solares, prolongando sua utilidade e reduzindo o impacto ambiental.
Classificação Indicativa: Livre