Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 01/09/2025, às 15h10
O Yaris Cross 2026 será o maior lançamento da Toyota no Brasil neste ano. O SUV compacto chega para disputar espaço em um segmento acirrado, enfrentando nomes como Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta.
Posicionado abaixo do Corolla Cross, o modelo terá como destaque o conjunto híbrido flex, repetindo a estratégia bem-sucedida do “primo maior”.
Com a novidade, a Toyota vai encerrar de vez a oferta dos compactos Yaris Hatch e Yaris Sedã, abrindo mão do mercado de entrada para focar nos SUVs.
Assim, a marca passa a contar com quatro utilitários no país — Yaris Cross, Corolla Cross, RAV4 e SW4.
O Yaris Cross nacional será vendido em três versões: XS, XLS e XLS Hybrid. Todas terão um grande pacote de equipamentos que garante conforto, conectividade, segurança e tecnologia.
O Yaris Cross estreia no mercado brasileiro como o primeiro SUV compacto de entrada equipado com propulsão híbrida flex plena. O modelo é capaz de rodar tanto com etanol quanto com gasolina.
O conjunto mecânico combina um motor 1.5 flex aspirado de 91 cv a um motor elétrico de 80 cv, entregando cerca de 115 cv de potência combinada. A Toyota garante um consumo de combustível mais econômico.
O porta-malas do Yaris Cross impressiona, com capacidade de 471 litros (466 litros na versão híbrida), superando concorrentes como T-Cross (373 litros) e o próprio Corolla Cross (440 litros).
Em termos de dimensões, ele é mais longo e alto que o T-Cross, por mais que tenha entre-eixos ligeiramente menor. A cabine, portanto, prioriza o espaço para bagagens sem comprometer o conforto.
Na Ásia, onde o modelo já roda, o Yaris Cross obteve 5 estrelas em segurança após testes de impacto no programa ASEAN NCAP. O SUV conquistou 83,02 pontos, com bom desempenho em colisões laterais e frontais.
Em impacto frontal, apenas a proteção para a perna do motorista foi considerada “marginal” e o tronco dos passageiros “adequado”, mas o resultado geral impressiona: 29,8 de 32 pontos possíveis.
O desempenho na proteção infantil também chamou atenção, com 44,17 pontos de 51. O que impediu uma pontuação ainda maior foi a ausência do sistema que detecta crianças no banco traseiro.
Nos recursos de assistência à condução, o Yaris Cross somou 17,74 pontos de 21.
Na Tailândia, o carro é equipado com seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold e pacote ADAS com recursos como sistema pré-colisão, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo e faróis full-LED automáticos.
O valor no Brasil deve variar entre R$ 130 mil e R$ 180 mil, dependendo da configuração e dos equipamentos.
Apesar de ficar em uma faixa de preço mais alta dentro dos SUVs compactos, a Toyota aposta que o modelo ganhe destaque justamente pelo custo-benefício.
O Toyota Yaris Cross 2026 será produzido na fábrica de Sorocaba (SP), com estreia marcada para outubro e chegada às concessionárias em novembro.
Classificação Indicativa: Livre