Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 16/12/2025, às 05h00
O Toyota Yaris Cross brasileiro teve um desempenho fraco nos testes de segurança do Latin NCAP e recebeu apenas duas estrelas.
A pontuação, que varia de zero a cinco, representa um dos piores resultados da marca japonesa desde 2021.
De acordo com o Latin NCAP, o veículo analisado foi o Yaris Cross produzido na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), exatamente o modelo vendido no mercado nacional.
Nos índices de proteção, o SUV compacto registrou 77% para adultos, 69% para crianças, 56% para pedestres e 58% no quesito de sistemas de assistência à segurança.
Nos impactos frontais e laterais, um dos pontos positivos foi a proteção oferecida à cabeça e à parte inferior das pernas de motorista e passageiro.
Por outro lado, a avaliação apontou problemas importantes, como a proteção insuficiente do peito e das coxas do motorista em colisões frontais, além do desempenho do tórax em impactos laterais.
A proteção de crianças acabou sendo determinante para a nota baixa. “A falta de um interruptor para desativar o airbag do passageiro ao instalar um SRI voltado para trás no banco do passageiro e a falta de sinalização de aviso em conformidade com os requisitos do Latin NCAP explicam a baixa pontuação”, afirmou a instituição.
A proteção de pedestres também teve impacto negativo na avaliação. O instituto citou a “falta de assistência de velocidade” como um dos problemas, além da falta de um sensor para detecção de ponto cego entre os sistemas de segurança.
O resultado negativo também chegou nas versões hatch e sedã do Toyota Yaris. Os carros passaram pelos testes e receberam duas estrelas, assim como o SUV.
Por mais que os apontamentos sejam parecidos com os do Yaris Cross, o desempenho foi ainda pior na proteção de adultos nesses modelos.
Nas versões em questão, os índices ficaram em 66% para adultos, 64% para crianças, 54% para pedestres e 58% no quesito de sistemas de assistência à segurança. Para o Latin NCAP, os dados destacam um ponto ruim envolvendo a marca na região.
“Infelizmente, os resultados obtidos pela Toyota nesta rodada confirmam uma tendência preocupante. Nos últimos anos, o Latin NCAP tem demonstrado desempenhos abaixo do esperado para a marca, com baixos níveis de proteção para ocupantes adultos e crianças e a ausência de tecnologias-chave de segurança ativa em modelos populares de alta demanda”, afirmou Stephan Brodziak, presidente do conselho de administração do instituto.
Alejandro Ruas, secretário-geral do Latin NCAP, também fez críticas à montadora. “É surpreendente que, depois de ser líder na região em veículos seguros, a Toyota tenha relaxado tanto seus padrões internos e lançado no mercado modelos tão relevantes com apenas duas estrelas”, disse.
*Com apuração do g1
Classificação Indicativa: Livre