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Toyota Yaris Cross estreia no Brasil, mas preço alto e consumo decepcionam

Foto: Divulgação/Toyota
Promessa da Toyota, o Yaris Cross finalmente teve sua estreia, mas enfrenta críticas pelo preço elevado e pelo consumo das versões a combustão  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/Toyota
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 21/11/2025, às 22h00



O Toyota Yaris Cross finalmente foi apresentado ao Brasil, mas carregou muitas expectativas e já dividiu algumas opiniões por aqui.

Mesmo sendo o primeiro SUV compacto híbrido flex produzido no país, o modelo estreia com alguns questionamentos, principalmente pelos preços e pela eficiência apenas mediana das versões a combustão.

Tamanho de compacto, preço de médio

Na pré-venda, a versão XRE parte de cerca de R$ 162 mil, enquanto a topo de linha XRX Hybrid ultrapassa R$ 189 mil, ou seja, patamar onde já é possível encontrar SUVs médios mais acessíveis.

Essa diferença pesa ainda mais quando se considera o conjunto oferecido. Mesmo com porta-malas de 400 litros nas versões a combustão (e 391 litros nas híbridas), o pacote geral não convence consumidores que comparam o custo-benefício com opções como Honda HR-V e outras do segmento.

Toyota Yaris Cross
Yaris Cross (Foto: Divulgação/Toyota)

Consumo abaixo do esperado

Conforme mostra a apuração do portal Garagem360, a maior crítica fica em cima dos modelos equipados com o motor 1.5 flex de até 122 cv. Os números do Inmetro decepcionam:

  • Gasolina: 12,9 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada)
  • Etanol: 8,8 km/l (cidade) e 10,2 km/l (estrada)

Os índices não só ficam atrás dos rivais como contrastam com a promessa de economia que muitos esperam de um carro da Toyota.

Expectativas do híbrido

É nas versões Hybrid, com potência combinada de 111 cv, que o Yaris Cross faz sua melhor apresentação. Aqui, sim, ele entrega a eficiência da marca e assume o cargo de SUV compacto mais econômico do Brasil no ciclo urbano. Veja:

  • Híbrido (gasolina): 17,9 km/l (cidade) e 15,3 km/l (estrada)
  • Híbrido (etanol): 13,2 km/l (cidade) e 10,7 km/l (estrada)

Apesar disso, o tanque menor (36 litros no híbrido, contra 42 litros no flex) afeta a autonomia total, exigindo mais paradas para reabastecer.

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