Polícia
Publicado em 18/05/2025, às 11h00 Redação BNews São Paulo
O número de colisões de veículos contra postes de energia aumentou na cidade de São Paulo no primeiro trimestre de 2025. Segundo a Enel, entre janeiro e março, foram 154 ocorrências, um crescimento de 14% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando houve 135 acidentes.
Esses impactos causam interrupções no fornecimento de energia elétrica e representam riscos à segurança de motoristas e pedestres.
São Paulo é a cidade com mais casos registrados, seguida por:
Em todos esses municípios, as colisões têm comprometido o funcionamento da rede elétrica e exigido intervenções emergenciais.
Segundo a Enel, o tempo médio para substituir um poste danificado é de cerca de 8 horas. Em muitos casos, além do poste, é preciso trocar cabos rompidos e equipamentos da rede elétrica, o que aumenta o tempo de restabelecimento da energia.
Além disso, em casos mais graves, a liberação da área só pode ocorrer após a conclusão da perícia policial, o que também afeta o início dos reparos.
O aumento nos acidentes acontece durante o Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização para a segurança no trânsito. A Enel reforça a importância de direção responsável e de medidas preventivas para reduzir os riscos.
Confira as principais orientações para evitar acidentes com postes:
Classificação Indicativa: Livre