Polícia
Pelo segundo ano consecutivo, o Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo, aparece como o bairro com maior número de assaltos registrados na capital paulista.
Os dados fazem parte do levantamento divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e consideram as ocorrências contabilizadas ao longo de 2025.
Apesar de manter a liderança no ranking, o bairro apresentou redução nos casos em relação ao ano anterior. Foram 3.964 registros de assaltos em 2025, contra 4.116 em 2024, uma queda de 3,6%.
A tendência de diminuição também foi observada em outros bairros que estão entre os mais violentos da cidade, as informações são do CBN.
Na segunda colocação aparece o Campo Limpo, também na Zona Sul, com 3.536 assaltos no ano passado, o que representa uma redução de 8,5% em comparação com 2024. Em seguida, Pinheiros, na Zona Oeste, registrou 3.150 ocorrências, queda de 11,7% no mesmo período.
Completam a lista dos dez bairros com mais assaltos em São Paulo: Sé, Parque Santo Antônio, Perdizes, Campos Elíseos, Santo Amaro, Jardim Herculano e Consolação. Segundo a SSP, bairros das zonas Sul, Oeste e do Centro dominam o ranking, mesmo com a retração geral dos índices na cidade.
Embora a capital tenha registrado uma redução geral de 14% nos assaltos em 2025, algumas áreas apresentaram crescimento expressivo. O Parque Santo Antônio teve aumento de quase 22% nos roubos, passando de 2.132 para 2.596 ocorrências. Já o Jardim Herculano registrou alta de 11%.
Por outro lado, bairros do Centro, como Campos Elíseos, tiveram queda significativa, próxima de 28%. O governo do Estado atribui parte dessa redução ao esvaziamento das cenas de uso aberto de drogas na região da Cracolândia.
Quando o recorte é roubo e furto de veículos, o cenário muda. A Zona Leste lidera os registros, com destaque para o Tatuapé, que teve 1.353 casos em 2025, apesar de uma queda de quase 27%. São Mateus aparece em segundo lugar, com aumento de 11% nas ocorrências.
No total, São Paulo registrou uma redução de 11% nos crimes envolvendo veículos, indicando uma diminuição nesse tipo de delito, mesmo com variações entre os bairros.
Classificação Indicativa: Livre