Polícia

Crimes de trânsito em SP sobem 19% em 2025; álcool e velocidade são alertas

Reprodução/ SPTV
Entre janeiro e julho de 2025, São Paulo registrou 21.699 processos de crimes de trânsito, com destaque para embriaguez e velocidade.  |   BNews SP - Divulgação Reprodução/ SPTV
Gabriela Teodoro Cruz

por Gabriela Teodoro Cruz

[email protected]

Publicado em 24/08/2025, às 10h00



Entre janeiro e julho de 2025, São Paulo registrou 21.699 processos de crimes de trânsito, um aumento de 19% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 18.236 casos. A maioria envolve excesso de velocidade e embriaguez ao volante.

De domingo (17) até quarta-feira (20), pelo menos quatro acidentes foram registrados na capital paulista, três deles confirmados com consumo de álcool pelos motoristas.

O que os especialistas dizem?

Para Diogo Lemos, coordenador executivo da iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, os números evidenciam que a responsabilidade no trânsito não é apenas individual.

“As pessoas sempre vão cometer erros, por isso precisamos de um sistema seguro que proteja vidas. O que faz diferença é fiscalização ostensiva, infraestrutura adequada, campanhas de comunicação e opções seguras de transporte”, afirmou.

Segundo Lemos, os dois principais fatores de risco continuam sendo o excesso de velocidade e o consumo de álcool.

“Os pequenos excessos do dia a dia já causam tragédias. A 60 km/h, por exemplo, o risco de morte em um atropelamento chega a 98%. E não existe consumo seguro de álcool ao dirigir, qualquer quantidade compromete os reflexos e a percepção”, explica.

O especialista reforça ainda a importância da fiscalização constante:

“Ela é fundamental para proteger vidas. Criar um sistema em que as pessoas percebam que podem estar sendo fiscalizadas a qualquer momento faz com que respeitem as regras.”

Veja os casos recentes:

  • Entre os acidentes recentes, está o do influenciador Samuel Sant’anna, conhecido como Gato Preto, que estava com a namorada, a também influencer Bia Miranda. Eles se envolveram em uma colisão na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na Zona Oeste, ao avançar o sinal vermelho em alta velocidade. O Porsche conversível do influenciador bateu na lateral de um Hyundai HB20. Gato Preto foi detido e liberado posteriormente.
    Reprodução/ Instagram
    Reprodução/ Instagram
  • Outro caso envolveu a costureira Daniela Creusa dos Santos Antunes, de 45 anos, atropelada enquanto atravessava a Avenida Imperador, na Vila Jacuí. O motorista, Diego Felipe dos Santos, de 43 anos, estava embriagado e atingiu a vítima com grande impacto.
  • No domingo (17), em São Caetano do Sul, Jovilson Santos Silva, embriagado, agrediu a esposa e a filha e, durante a fuga, colidiu com um ônibus e depois com um poste, provocando um incêndio em um transformador de energia. Quatro pessoas ficaram feridas.
  • Também no fim de semana, na Zona Norte de São Paulo, Yuri Alek Jerônimo Jover, de 24 anos, atropelou uma policial militar ao tentar fugir de uma blitz. O jovem havia saído de uma casa de shows acompanhado da mãe e de um primo. Ele responderá, em liberdade, por homicídio tentado, embriaguez ao volante e fuga do local do acidente.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp