Polícia

Líder de facção da Bahia é preso em cobertura de luxo em SP; confira detalhes da operação

Foto: Divulgação/SSP
Operação contou com apoio de forças integradas da Bahia e de São Paulo para prender o criminoso, que comandava o facção e ordenava homicídios na Bahia  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/SSP
Isabela Fernandes

por Isabela Fernandes

Publicado em 14/05/2025, às 08h56



Um dos principais chefes do crime organizado na Região Metropolitana de Salvador foi preso nesta quarta-feira (14) em uma operação interestadual que uniu forças policiais da Bahia e de São Paulo. O líder da facção foi localizado em uma cobertura de alto padrão, avaliada em R$ 5 milhões, no bairro da Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista.

A ação faz parte da Operação Mente Bloqueada, deflagrada após seis meses de investigações conduzidas por unidades de inteligência. Participaram da operação as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia e de São Paulo, além da Polícia Civil baiana (DHPP) e da Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

No local, os policiais apreenderam dinheiro em espécie, barras de ouro, celulares e documentos falsificados. O homem já havia sido preso em 2017, no Ceará, mas estava respondendo em liberdade. Ele tinha três mandados de prisão.

Segundo as investigações, o preso exercia papel de comando em uma facção envolvida em tráfico de drogas e armas, além de homicídios, sequestros, lavagem de dinheiro, roubos e aliciamento de menores. Ele era responsável por ordenar execuções e coordenar a distribuição de armamentos e entorpecentes em diversos municípios da Bahia, especialmente em Camaçari, na Bahia.

A investigação continua e novas prisões devem ocorrer nas próximas etapas da operação, que tem como objetivo desarticular completamente a facção criminosa.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp