Polícia
por Isabela Fernandes
Publicado em 06/05/2025, às 11h17
A morte da atriz mirim Millena Brandão, de apenas 11 anos, está sendo investigada pela Polícia Civil de São Paulo. A menina faleceu na última sexta-feira (2), após mais de uma semana sentindo fortes dores de cabeça.
O caso está sendo tratado como “morte suspeita” pelo 101º Distrito Policial, no Jardim Imbuias, e um inquérito foi aberto para apurar as circunstâncias que levaram ao óbito da criança.
Millena começou a apresentar dores de cabeça intensas e persistentes por nove dias. Durante esse período, foi atendida em três unidades de saúde: a UPA Maria Antonieta e os hospitais estaduais Geral Pedreira e Geral do Grajaú.
Segundo a família, ela também teve outros sintomas como fraqueza, dores nas pernas, perda de apetite, sonolência, desmaios e chegou a sofrer 13 paradas cardíacas antes de ter a morte encefálica confirmada no Hospital Geral do Grajaú.
Inicialmente, os médicos suspeitaram de dengue, hipótese descartada após exames. Depois, cogitaram infecção urinária. Apenas no último hospital foi feita uma tomografia, que levantou a possibilidade de um tumor cerebral, algo ainda não confirmado oficialmente. Millena chegou a ser medicada com dipirona e orientada a descansar em casa em uma das ocasiões.
Millena sofreu 12 paradas cardiorrespiratórias em um curto intervalo de tempo e, segundo boletim médico, ela ficou entubada e sedada, sem respostas neurológicas.
Os pais da jovem atriz, Thays e Luiz Brandão, registraram um boletim de ocorrência no sábado (3) e agora cobram respostas sobre o atendimento médico prestado à filha. Eles alegam que houve negligência por parte das equipes médicas, devido a diagnósticos imprecisos e à demora em realizar exames mais detalhados.
Além da investigação policial, as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde informaram que abriram sindicâncias internas para verificar se houve falhas no atendimento. Até agora, nenhuma das duas pastas divulgou qual foi o diagnóstico final ou a causa oficial da morte da menina.
A certidão de óbito aponta “morte a esclarecer” e destaca que exames complementares ainda estão sendo realizados. O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e o Instituto Médico Legal (IML) são os responsáveis por identificar a causa da morte. Os resultados dos laudos serão encaminhados à polícia e aos pais.
O corpo de Millena foi sepultado no domingo (4), na zona sul da capital.
Como atriz e modelo infantil, Millena Brandão ganhou notoriedade por seu talento e conseguiu chegar na televisão através do SBT. Ela participou de “Sintonia”, série da Netflix, e foi figurante da novela “A infância de Romeu e Julieta”.
Classificação Indicativa: Livre