Polícia

Três novos ciclones podem atingir o Brasil em novembro; veja regiões afetadas

Foto: Agência Brasil
Fenômenos devem se formar no Atlântico Sul entre os dias 16 e 30, trazendo queda de temperatura e aumento de chuvas em várias regiões do país.  |   BNews SP - Divulgação Foto: Agência Brasil
Érica Sena

por Érica Sena

[email protected]

Publicado em 12/11/2025, às 12h37



Novembro será um mês marcado pela instabilidade do tempo no Brasil. De acordo com meteorologistas, três ciclones extratropicais devem se formar no Atlântico Sul entre os dias 16 e 30 de novembro, provocando o avanço de novas frentes frias e amenizando o calor típico da primavera.

Mudança no tempo e mais chuva pela frente

O primeiro ciclone está previsto para o dia 16, e o segundo, para o dia 19 de novembro, ambos próximos à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, como citado pelo site Correio 24 Horas..

Esses sistemas devem empurrar frentes frias em direção ao Sudeste, causando chuvas, nebulosidade e queda nas temperaturas em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Foto: Agência Brasil

Ondas, ventos e riscos no litoral

Os especialistas alertam que, embora os ciclones não representem risco direto à população, podem provocar ventos fortes e agitação marítima entre o Rio Grande do Sul e o Paraná. No litoral paulista e fluminense, as ondas podem chegar a três metros em alguns períodos, como citado pelo site Correio 24 Horas.

Já o terceiro ciclone, previsto para a última semana do mês de novembro, deve manter o tempo instável e as temperaturas abaixo da média em parte das regiões Sul e Sudeste. As regiões do Centro-Oeste e do Nordeste continuarão sob influência de massas de ar quente e úmido, com chuvas irregulares e sensação de abafamento.

Primeiro ciclone de novembro

No último dia 7, um ciclone extratropical se formou sobre a região Sul do Brasil, associado a uma frente fria que gerou tempestades severas. O sistema provocou rajadas de vento superiores a 100 km/h em estados como Santa Catarina, Paraná e São Paulo, com danos em estruturas e queda de árvores.

No domingo (9), o fenômeno já se afastava para alto-mar, mas suas consequências permaneceram no litoral do Sudeste, com ventos ainda intensos e aumento da nebulosidade.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp

Tags Tempo ciclone