Política

Cirurgia bariátrica tem regras atualizadas no Brasil; veja o que mudou

Foto: Freepik
Mudança envolvendo a bariátrica busca melhorar saúde e autoestima de um maior número de pessoas e garantir segurança e acesso ao tratamento cirúrgico  |   BNews SP - Divulgação Foto: Freepik
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 22/05/2025, às 17h50



O Conselho Federal de Medicina (CFM) oficializou na última terça-feira (20) novas regras para a realização da cirurgia bariátrica e metabólica no Brasil.

A atualização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) por meio da Resolução nº 2.429/2025, que ainda tem diretrizes anteriores como base, mas aumenta o acesso ao procedimento.

Agora, pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 35 já podem realizar a cirurgia, desde que apresentem certas condições clínicas, como diabetes tipo 2, apneia do sono grave, doença gordurosa hepática não alcoólica com fibrose, afecções com indicação de transplante, refluxo gastroesofágico com indicação cirúrgica ou osteoartrose grave.

A atualização também chegou para os adolescentes: jovens a partir de 14 anos com IMC acima de 40 e que enfrentem complicações de saúde relacionadas à obesidade poderão ser submetidos ao procedimento, desde que passem por avaliação de uma equipe multiprofissional e tenham a autorização legal dos responsáveis.

Além de ampliar o grupo de pacientes que podem realizar a cirurgia, a regra também traz critérios técnicos e de segurança para a realização dos procedimentos, incluindo requisitos para equipes médicas e hospitais.

A mudança envolvendo a bariátrica busca melhorar a saúde e autoestima de um maior número de pessoas e garantir mais segurança e acesso ao tratamento cirúrgico para obesidade e doenças relacionadas.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp