Política
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) oficializou o contrato para a implantação de iluminação cênica na estação Luz, no Centro de São Paulo. O investimento estimado é de R$ 934.937,04, valor próximo de R$ 1 milhão, firmado com a empresa Construmax Construções e Empreendimentos Ltda – EPP, vencedora do processo de seleção.
A iniciativa faz parte de um projeto de revitalização do espaço e tem como objetivo implantar um novo modelo de iluminação com caráter artístico e cultural, semelhante ao que já ocorre em outros edifícios emblemáticos da capital paulista, como a sede da Fiesp, na Avenida Paulista, e o prédio da Prefeitura, como citado pelo site Metrô CPTM.
Com a implantação do sistema, a estação poderá receber projeções de imagens, mensagens institucionais e apresentações de luz, ampliando o uso do espaço para além da função de transporte. A proposta é transformar a fachada em um suporte para manifestações visuais, reforçando o valor simbólico e arquitetônico do local.
A iluminação cênica permitirá ações culturais e comunicacionais que dialogam diretamente com a população, além de contribuir para a valorização do patrimônio histórico da estação, inaugurada no início do século 20 e considerada um dos marcos urbanos da cidade.
A estação Luz é uma das mais movimentadas do sistema ferroviário paulista. Diariamente, centenas de milhares de passageiros passam pelo local, que é atendido pelas linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 13-Jade (Expresso Aeroporto) da CPTM, além da integração com as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô.
Além da visibilidade para a Rua Mauá, a iluminação terá destaque principalmente na fachada voltada para o Parque da Luz e a Pinacoteca de São Paulo, dois importantes equipamentos culturais da cidade. A proposta é integrar visualmente a estação ao conjunto histórico e cultural da região, fortalecendo a identidade do espaço urbano.
Classificação Indicativa: Livre