Política

Duas amigas de SP estão entre as vítimas de raio em manifestação de Brasília

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Duas amigas do interior de São Paulo estavam em manifestação ligada a Nikolas Ferreira quando descarga elétrica atingiu o local e feriu dezenas de pessoas  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Redes Sociais
Érica Sena

por Érica Sena

[email protected]

Publicado em 29/01/2026, às 10h43



Duas amigas do interior de São Paulo estão entre as vítimas atingidas por um raio durante uma manifestação política realizada no último domingo (25/1), em Brasília, mobilizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL).

A queda da descarga elétrica provocou atendimento a 89 pessoas pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, em um dos episódios mais graves registrados no ato, como citado pelo site Metrópoles.

As paulistas são Lúcia Helena Canhada Lopes, de 68 anos, e Maria Eli Silva, de 58, que viajaram juntas para participar da manifestação. As duas se conhecem há mais de quatro décadas e costumam compartilhar viagens e passeios pelas redes sociais.

Viagem do interior paulista até Brasília

Maria saiu de Jacareí e encontrou Lúcia em Olímpia, de onde seguiram de carro até a capital federal. A decisão de viajar surgiu após uma delas receber um vídeo do deputado nas redes sociais.

amigas atingidas por raio
Foto: Divulgação

Animadas, chegaram ao DF na sexta-feira (23/1) e chegaram a criar um perfil para registrar a experiência da viagem. Os planos, porém, foram interrompidos pelo acidente. Durante a manifestação, um raio atingiu a área onde o público estava concentrado.

“Achei que minha amiga tinha morrido”

Lúcia relatou que caiu logo após ouvir um forte estrondo.

Achei que fosse um atentado. Tive a impressão de que ia perdê-la de vista. Foi horrível.

Maria apresentou quadro mais grave, com vômitos e dificuldade para falar, sendo levada ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Lúcia também precisou de atendimento médico, permanecendo cerca de quatro horas sob observação, após sofrer hemorragia no tímpano e forte zumbido no ouvido.

Balanço do atendimento médico

Segundo o Corpo de Bombeiros do DF, a maioria das vítimas apresentou hipotermia. Ao todo, 47 pessoas foram levadas a unidades de saúde, e 11 precisaram de cuidados mais intensivos em razão da descarga elétrica.

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF informou que 27 pessoas deram entrada no Hospital de Base e outras 14 foram atendidas no HRAN. Não houve registro de mortes.

Sem arrependimentos

Maria segue internada na UTI, com estado de saúde considerado estável. Apesar do susto, Lúcia afirma não se arrepender da viagem. “Participei de uma luta por Justiça. Mesmo se tivéssemos morrido, estava tudo bem”, declarou.

Ela também afirmou estar recebendo mensagens de apoio, inclusive de parlamentares, e reforçou que não tem intenção de entrar para a política, mantendo seu estilo de vida livre e itinerante.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp