Política
Duas apoiadoras do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) relataram os momentos de tensão vividos após serem atingidas por um raio durante um ato político em Brasília, no último domingo (25).
Em entrevista à CNN Brasil, Natalia Queiroz, de 29 anos, e Ludmila Fernanda, de 20, falaram sobre o impacto da descarga elétrica, o atendimento médico e as consequências físicas do episódio ocorrido na Praça do Cruzeiro, região central da capital federal.
As duas são naturais de Cuiabá (MT) e viajaram a Brasília na sexta-feira (23) para participar da mobilização. Segundo Natalia, a forte chuva que atingiu o local fez com que o grupo permanecesse próximo, tentando se proteger da água., como citado pela CNN Brasil.
Natalia descreveu o momento do impacto como repentino e assustador. “De repente veio um clarão muito forte e bateu no meu peito”, relatou. Ela contou que caiu para trás e, em meio à confusão, outras pessoas acabaram caindo por cima delas.
“Eu me tremia toda. Quando olhei para trás, vi a Ludmila totalmente desmaiada.
Desesperada, Natalia pediu ajuda às pessoas que estavam próximas. Ludmila foi uma das primeiras vítimas a dar entrada no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), para onde parte dos feridos foi encaminhada.
Ludmila afirmou que se lembra apenas de ter ouvido “um estrondo e visto uma luz branca muito forte” antes de perder a consciência. Depois disso, recorda-se apenas de acordar já no hospital, ouvindo pessoas tentando reanimá-la.
Ela passou por exames de sangue e um eletrocardiograma. De acordo com Natalia, a amiga apresenta hematomas nas pernas e outras sequelas físicas, resultado tanto do impacto quanto da queda no meio da multidão.
Apesar do susto, ambas afirmaram que não se arrependem de ter participado do ato.
Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, 72 pessoas foram atendidas no local. Destas, 42 estavam estáveis, conscientes e orientadas. Outras 30 vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Base e ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), sendo que oito apresentavam quadro instável.
Entre os ferimentos registrados estão queimaduras nas mãos e no tórax. Além dos casos diretamente relacionados ao raio, houve atendimentos por torções e episódios de hipertermia, provocados pelas condições climáticas. A corporação mobilizou 25 viaturas, incluindo 10 unidades de resgate, para o atendimento imediato das vítimas.
Classificação Indicativa: Livre