Política
O governo dos Estados Unidos teria decidido congelar a concessão de vistos para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil, segundo reportagem divulgada pela Fox News. A medida, atribuída ao Departamento de Estado, está prevista para entrar em vigor em 21 de janeiro e não teria prazo definido para terminar. Até o momento, não houve confirmação oficial por parte das autoridades americanas, de acordo com informações publicadas pelo g1.
O Brasil aparece na mesma relação de países como Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia. Procurada pelo g1, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou que não havia sido formalmente notificada sobre a restrição. O Itamaraty também foi acionado, mas não se manifestou até o momento.
Ainda não está claro quais categorias de visto seriam afetadas pela suspensão. A reportagem da Fox News afirma que se trata de uma pausa temporária, com o objetivo de reavaliar os critérios atualmente usados para autorizar a entrada de estrangeiros no país.
O memorando citado pela emissora americana indica que o governo pode adotar critérios mais rigorosos contra determinados perfis de viajantes. Entre eles, estariam pessoas mais velhas e com sobrepeso. A possibilidade já havia sido mencionada anteriormente pela Associated Press, que apontou discussões internas sobre restrições relacionadas à obesidade.
O endurecimento dos controles não é novo. Desde junho do ano passado, candidatos a vistos de estudante são obrigados a desbloquear perfis em redes sociais para análise do governo americano. A exigência faz parte de uma estratégia para identificar conteúdos considerados hostis aos Estados Unidos, suas instituições ou valores.
Embora o congelamento de vistos ainda não tenha sido oficialmente confirmado, a sinalização segue a linha da nova estratégia de defesa e política externa divulgada pelo governo Donald Trump em dezembro de 2025. O documento já previa o aumento das restrições à entrada de imigrantes e estrangeiros.
Analistas avaliam que, ao longo de 2026, a política migratória americana deve se tornar ainda mais rígida. Para a diretora de relações governamentais da Associação de Advogados de Imigrantes dos EUA, Shev Dalal-Dheini, a tendência é de um esvaziamento do sistema de imigração legal, com impacto direto na concessão de vistos e na entrada de estrangeiros no país.
Classificação Indicativa: Livre