Política

Fortes chuvas provocam alagamentos no ABC Paulista e deixa São Paulo em alerta para enchentes

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Temporal atinge capital e região metropolitana, deixa vias intransitáveis, causa alagamentos em bairros do ABC e mantém cidade de SP em estado de atenção  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Agência Brasil
Ana Caroline Alves

por Ana Caroline Alves

[email protected]

Publicado em 16/01/2026, às 18h27



A forte chuva que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo na tarde desta sexta-feira (16) provocou alagamentos em diversas cidades do ABC Paulista e levou a capital a entrar em estado de atenção para enchentes.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, todas as regiões da cidade ficaram em alerta a partir das 15h10, incluindo marginais Tietê e Pinheiros.

Imagens de radar meteorológico indicaram chuva de intensidade moderada a forte, principalmente nas zonas Norte e Leste da capital. Por volta das 17h21, a Defesa Civil estadual emitiu um alerta severo informando a propagação da chuva forte, com registro de raios, fortes ventos e possibilidade de granizo.

A orientação foi para que a população permanecesse em locais seguros, as informações são do G1.

Córrego transborda e ruas ficam intransitáveis na capital

Na Zona Leste de São Paulo, o córrego do Oratório transbordou na travessa Hilarion Quintana, no cruzamento com a rua Juli Pereira, na região da Fazenda da Juta. O excesso de água causou transtornos para moradores e motoristas, além de comprometer a circulação em vias importantes.

Segundo o CGE, até o início da noite havia pontos de alagamento considerados intransitáveis, como a Avenida Jules Rimet, a Rua Alexandre Legrand e a Avenida das Nações Unidas, no sentido Interlagos–Castelo. As subprefeituras mais atingidas foram Perus, Pirituba/Jaraguá, Freguesia do Ó, Casa Verde, Itaim Paulista e Guaianases.

chuva sp
Foto: Reprodução/Agência Brasil

ABC Paulista registra alagamentos e ocorrências com ventos fortes

As cidades do ABC Paulista também sofreram impactos significativos. Em Santo André, bairros como o Jardim Santo Alberto registraram alagamentos, com casas invadidas pela água. Houve ainda registros de enchentes em municípios como Mauá e Embu, conforme balanço do Corpo de Bombeiros.

Entre 15h e 17h40, os bombeiros atenderam ao menos 23 chamados relacionados a alagamentos e enchentes, além de três ocorrências de queda de árvores e um desabamento na Grande São Paulo. As rajadas de vento chegaram a ultrapassar 48 km/h em pontos da Zona Norte da capital, contribuindo para a queda de galhos e riscos à população.

A Defesa Civil segue monitorando a situação e recomenda atenção redobrada, especialmente em áreas de risco e próximas a córregos e rios.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp