Política

Governador de SP é fotografado no parque da Disney, após se afastar do governo

Durante as férias, governador chegou a pedir para população economizar água em meio a secas e aos reservatórios em níveis críticos - Foto: Reprodução Instagram
BNews SP - Divulgação Durante as férias, governador chegou a pedir para população economizar água em meio a secas e aos reservatórios em níveis críticos - Foto: Reprodução Instagram
Nathalia Quiereguini

por Nathalia Quiereguini

[email protected]

Publicado em 03/01/2026, às 11h26



Enquanto diversos bairros da capital e da Região Metropolitana de São Paulo convivem com torneiras secas e reservatórios em níveis críticos, o governador Tarcísio de Freitas voltou ao centro de debates após imagens suas circularem durante férias na Disney, nos Estados Unidos.

A repercussão ganhou força porque, mesmo fora do país, o chefe do Executivo estadual pediu, em entrevista à CNN, que a população economizasse água diante do cenário de escassez.

De acordo com informações publicadas no site CNN Brasil, Tarcísio se afastou oficialmente do cargo para o período de férias e comunicou que passaria os dias de descanso nos Estados Unidos.

Durante a ausência, o comando do Palácio dos Bandeirantes ficou sob responsabilidade do vice-governador Felicio Ramuth.

O governo informou que a viagem foi programada e que a gestão seguiria funcionando normalmente, ainda que à distância. 

Falta de água impacta dia a dia

Em diversas regiões, a falta de água impacta diretamente tarefas básicas, como higiene, preparo de alimentos e funcionamento de comércios e serviços essenciais.

Foto: Unsplash
Moradores de São Paulo convivem com dias sem água nas torneiras em meio a racionamento e baixo nível dos reservatórios / Foto: Unsplash

Muitas famílias que vivem em meio à baixa pressão nas tubulações e interrupções frequentes. A ausência de um plano claro de contingência afeta muitos moradores, especialmente os habitantes das áreas mais periféricas do estado.

Campanhas educativas e reforços concretos

Especialistas em saneamento reforçam que campanhas educativas precisam caminhar junto com reforço no abastecimento, manutenção da rede e redução de perdas. Isso porque, a condução de uma crise dessa dimensão exige presença, empatia e soluções práticas.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp