Política

Veja como INSS vai ressarcir aposentados com valores indevidos

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Descontos indevidos foram feitos por entidades sindicais sem autorização dos beneficiários  |   BNews SP - Divulgação Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Isabela Fernandes

por Isabela Fernandes

Publicado em 07/05/2025, às 11h30



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos irregulares em seus benefícios terão o dinheiro devolvido diretamente na mesma conta onde já recebem o pagamento mensal. A medida foi confirmada pelo novo presidente do órgão, Gilberto Waller Júnior, nesta terça-feira (6).

Segundo ele, a devolução será feita por meio de uma folha suplementar, um tipo de pagamento extra que acompanha os valores mensais da Previdência. 

O esquema

O ressarcimento acontece após a descoberta de uma fraude de grandes proporções. A investigação revelou que entidades sindicais cadastravam aposentados como filiados sem autorização e, com isso, realizavam descontos mensais dos seus benefícios. O golpe pode ter atingido mais de 4 milhões de pessoas e causado prejuízos que chegam a R$ 6,3 bilhões, entre os anos de 2019 e 2024.

De acordo com a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União, os responsáveis pelas fraudes ofereciam propina a servidores do INSS em troca de acesso ilegal aos dados dos aposentados.  

Em alguns casos, aposentados foram registrados em mais de uma entidade no mesmo dia. Também foram identificados procedimentos suspeitos de liberação de descontos em lotes, sem confirmação individual dos filiados.

Governo quer agilizar devolução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu rapidez na devolução dos valores aos prejudicados. A expectativa é que o pagamento comece logo após a finalização do processo.

Em meio à crise, o então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão na sexta-feira (2) após ser acusado de não ter tomado providências mesmo tendo recebido alertas sobre o problema desde meados de 2023.

O ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, também foi afastado do cargo e é alvo de investigação da Polícia Federal.

Alerta contra novos golpes

Enquanto o plano de ressarcimento ainda está sendo finalizado, com previsão de ser apresentado nos próximos dias, o INSS alerta os beneficiários para ficarem atentos a novos golpes. 

Criminosos estão entrando em contato por telefone ou WhatsApp, se passando por funcionários do INSS e prometendo acelerar a devolução do dinheiro.

O INSS reforça que os canais oficiais são os únicos meios seguros para obter informações sobre o processo de ressarcimento.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp