Política

Instagram escuta o que você fala? Chefe da rede social responde à polêmica

Solen Feyissa por Pixabay
Como o Instagram manda anúncios “certeiros”? O chefe do Instagram, Adam Mosseri, se pronunciou sobre o assunto e esclareceu a situação.  |   BNews SP - Divulgação Solen Feyissa por Pixabay
Bianca Rossi

por Bianca Rossi

[email protected]

Publicado em 06/10/2025, às 11h17



Uma das suspeitas mais comuns entre os usuários da plataforma Instagram  é a de que o aplicativo utilizaria o microfone dos celulares para ouvir conversas e, assim, direcionar anúncios de maneira mais precisa.

Neste enquadramento, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, gravou um vídeo negando  a acusação. Mosseri explicou que a precisão dos anúncios exibidos tem como embasamento o comportamento dos usuários nas redes e dentro do  Instagram.

Entenda então como o instagram manda anúncios tão certeiros

O executivo enumerou quatro mecanismos que,  podem ajudar a explicar as coincidências que levam os usuários a pensar que estão sendo escutados pelos aplicativos após determinadas conversas, como destaca o Olhar Digital.

O primeiro ponto é: o usuário pode ter realizado uma pesquisa ou clicado em algo relacionado ao produto antes mesmo de iniciar a conversa. Além disso, Mosseri esclareceu que a Meta colabora com anunciantes que fornecem dados sobre quem acessou seus sites, permitindo que a empresa exiba anúncios para aqueles que têm esse histórico de navegação. 

Outro elemento destacado é como amigos e indivíduos com perfis parecidos se comportam. O sistema pode mostrar anúncios que refletem os interesses de contatos ou de usuários cujos interesses são semelhantes. Portanto, se alguém que faz parte da rede social do usuário mostrou interesse em um produto específico, o mesmo anúncio pode ser exibido para ele.

O terceiro aspecto, de acordo com Mosseri, é mais sutil: o usuário pode ter visto o anúncio antes da conversa, sem ter plena consciência disso. “Nós rolamos os feeds rapidamente, e às vezes você internaliza parte disso. Isso realmente influencia o que você diz mais tarde”.

Por último, o executivo citou o acaso como uma possível explicação.

 Ainda assim, admitiu ser complicado persuadir quem já está convencido e entende que já se concenceu da ideia provavelmente não acreditará em seu pronunciamento.

Prova de que o instagram não está te espionando pelo seu microfone

Mosseri destaca: “Nós não usamos o microfone do telefone para espionar você. Primeiramente, se fizéssemos isso, seria uma grave violação de privacidade. Você notaria o consumo excessivo da bateria do seu telefone, além de ver uma pequena luz no topo da tela indicando que o microfone está ativo”

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp