Polícia

Alerta no Instagram: golpe de loja falsa faz comprador perder R$ 3 mil

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Novo truque dos estelionatários envolve perfis falsos de lojas on-line; criminosos aplicam golpe com preços abaixo do mercado  |   BNews SP - Divulgação Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 26/09/2025, às 17h28



No dia 9 de setembro, o consumidor Ivan Luis Hora comprou um PlayStation 5 em uma loja falsa no Instagram que se passava por um comércio real de São José dos Campos. A compra, feita numa loja online chamada Start Games, nunca foi entregue.

Segundo o boletim de ocorrência e uma apuração feita pelo Bnews São Paulo, a compra envolve um PlayStation 5 no valor de R$ 3.125,75. O pagamento foi feito via Pix.

Apesar de divulgar que atua em São Paulo (SP), na região do Centro, o verdadeiro comércio de jogos é de São José dos Campos, cidade no interior paulista.

A loja falsa, além de mostrar um endereço fraudulento, também expõe um catálogo virtual através do WhatsApp Business e do Instagram, sempre usando fotos do perfil oficial. São divulgadas imagens dos produtos e seus respectivos preços, geralmente muito abaixo da média.

Uma das fotos principais, inclusive, mostra a equipe da loja real, tentando provar credibilidade na hora da compra.

Loja falsa da Start Games
Perfis da loja falsa no WhatsApp Business e Instagram; contas são criadas para comentar nos posts, estimular o golpe e dar credibilidade ao crime (Foto: Reprodução)

Pagamento “não identificado”

O cliente fez o pedido para ser entregue em Salvador (BA). A finalização da compra ocorreu após Ivan fechar o orçamento do produto. “Me passaram uma ficha de cadastro, eu fiz. Me passaram o valor e repassei para a Klubi”, explicou ele.

A Klubi, empresa de consórcio digital que foi a pagadora final da compra, conforme comprovante do Pix mostrado por Ivan, entrou em contato com os golpistas, que negaram a realização da compra.

Comprovante do Pix feito por Ivan através da Klubi
Comprovante do Pix feito por Ivan através da Klubi (Foto: Arquivo pessoal)

“Depois do pagamento, aguardei até o fim da tarde, só que não postaram. No dia seguinte, tentei [entrar] em contato com eles, me pediram para aguardar a nota fiscal e o código de rastreio no e-mail. Depois, não consegui mais falar com eles. Me bloquearam”, disse o cliente.

Também foi alegado que não era possível abrir um boletim de ocorrência no nome da Klubi, constatando que o próprio cliente foi quem “efetuou a compra e escolheu a loja”. Ivan não conseguiu o reembolso do valor pago.

Resposta da loja enganosa

O Bnews São Paulo também entrou em contato com o suposto número da falsa Start Games, que afirma “não reconhecer o pedido”. Após uma apresentação das alegações, o contato foi encerrado.

Ivan, por outro lado, afirma que eles receberam a compra, avisaram que preparariam o envio do PlayStation 5 e, após suas queixas, o bloquearam nas duas redes sociais.

Já a verdadeira Start Games, no interior paulista, afirma que já abriu um boletim de ocorrência e aguarda respostas da Meta para derrubar o perfil no Instagram, mas sem respostas até o momento desta reportagem.

Mesmo com a denúncia, o cliente não conseguiu resolução do processo após entrar em contato com delegacias da capital paulista. O caso segue em andamento.

Golpe da loja on-line falsa

Em todo o Brasil, o golpe da loja on-line falsa é o mais comum de todos, estando no topo na maioria dos estados, segundo pesquisa da plataforma de denúncias SOS Golpe em parceria com a CloudWalk, fintech dona da InfinitePay.

Foram analisadas mais de 11.800 denúncias na plataforma entre janeiro e maio de 2025. Do número total, pelo menos 5.300 (45,1%) envolvem golpes de compra; os outros 54,9% não abrangem vendas on-line.

Apesar das queixas, o Instagram e a Meta dificilmente derrubam os perfis fraudulentos, aumentando a quantidade de estelionatários nas redes sociais.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp