Política
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) confirmou o encerramento do “Serviço 710”, que conectava as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa em viagens diretas.
A partir de quinta-feira, 28 de agosto, as duas linhas voltam a operar de forma independente, obrigando os passageiros que antes viajavam sem baldeação a trocar de trem na estação Palmeiras-Barra Funda, na Zona Oeste da capital.
O serviço 710, criado em 2021, tinha como objetivo integrar as linhas 7 e 10, oferecendo viagens mais rápidas, intervalos menores e conexões diretas com outras linhas.
Na prática, formou-se uma “superlinha” com 31 estações e cerca de 100 quilômetros de extensão. Durante seu funcionamento, a CPTM destacou a redução do número de baldeações, beneficiando centenas de milhares de passageiros diariamente.
Com o novo modelo, a Linha 7-Rubi terá seu trajeto encurtado, ligando Jundiaí à estação Palmeiras-Barra Funda, sem seguir até a Luz. Já a Linha 10-Turquesa será estendida de Rio Grande da Serra até a Barra Funda, e a Linha 11-Coral também terá alguns horários ampliados, conectando a Luz à Barra Funda.
“A Barra Funda foi escolhida por sua capacidade de receber fluxos maiores”, explica Iran Leão, gerente de operações da CPTM, ao G1. A estação possui dez plataformas, amplo mezanino e grande área de circulação, características que justificam sua função como principal ponto de baldeação.
A ampliação parcial da Linha 11 até a Barra Funda começa já na segunda-feira, 25 de agosto, antes do fim oficial do Serviço 710, inicialmente em horários reduzidos — das 8h às 15h30 e das 20h à meia-noite.
O fim do modelo coincide com a fase de transição da operação da Linha 7-Rubi para a concessionária TIC Trens, conforme o contrato de concessão elaborado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos. O documento, de 420 páginas, não prevê a continuidade do serviço unificado e confirma que a Linha 7 ligará Jundiaí à Barra Funda.
A mudança aumentará o número de baldeações para muitos passageiros, mas a CPTM garante que o impacto será mínimo. “Quem antes viajava direto precisará fazer conexão, mas em um sistema dessa dimensão, baldeações sempre serão necessárias”, reforça Iran Leão.
Com o encerramento do Serviço 710, os usuários devem se preparar para ajustes na rotina de deslocamento, especialmente na movimentada estação Barra Funda, que já recebe três linhas de trem e uma de metrô, transportando cerca de 900 mil passageiros diariamente pelas linhas 10-Turquesa e 11-Coral.
Classificação Indicativa: Livre