Política
por Marcela Guimarães
Publicado em 19/05/2025, às 11h11
Joe Biden, ex-presidente dos Estados Unidos, de 82 anos, recebeu o diagnóstico de câncer de próstata com metástase óssea, uma condição que ocorre quando as células tumorais se espalham para os ossos após deixarem o local de onde veio a doença.
Quando um câncer atinge um estágio mais avançado, ele pode se expandir além do órgão inicial; no caso de Biden, as células cancerígenas que vieram da próstata se desprenderam do tumor primário, entraram na corrente sanguínea e se instalaram nos ossos, onde passam a se multiplicar. Esse processo forma um novo tumor, gerando a metástase.
Esse tipo de processo é particularmente comum nos casos de câncer de próstata e de mama. Entre os sintomas associados, estão dores intensas, limitação de locomoção e risco de fraturas, devido ao problema estrutural acarretado pelos ossos afetados.
No Brasil, o câncer de próstata se estabiliza como o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No mundo, estima-se que aproximadamente 75% dos diagnósticos apareçam a partir dos 65 anos.
Classificação Indicativa: Livre