Política
A Prefeitura de São Paulo confirmou que o rodízio municipal de veículos será suspenso entre 22 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026. A medida, adotada anualmente durante as festas de fim de ano, leva em conta a diminuição do tráfego na capital nesse período, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Com a cidade recebendo menos deslocamentos diários seja por férias escolares, recesso corporativo ou viagens, o sistema deixa de ser necessário por algumas semanas. A suspensão, porém, é temporária: o rodízio será retomado em 12 de janeiro de 2026.
Apesar da interrupção para veículos leves, outras modalidades de restrição permanecem ativas. O rodízio para caminhões segue normalmente, assim como as regras da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e da Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), como citado pelo site Metrópoles.

Essas áreas continuam fiscalizadas por câmeras e agentes da CET, sem alterações nos horários e limites. Para o motorista de automóveis, por outro lado, o período representa algumas semanas de circulação livre pela cidade até a retomada das regras.
O esquema tradicional restringe a circulação de acordo com o final da placa do veículo, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h.
As regras seguem o padrão:
Durante esses horários, os veículos não podem circular pelo centro expandido, área que inclui as marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes, Afonso D’Escragnolle Taunay, Maria Maluf, Tancredo Neves, Juntas Provisórias e outras vias que compõem o minianel viário.
Quem desrespeita o rodízio comete infração média, sujeita a multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH. A orientação da CET é que os motoristas fiquem atentos à retomada das regras em janeiro para evitar penalidades.
Classificação Indicativa: Livre