Política
Publicado em 02/05/2025, às 07h30 Redação BNews São Paulo
A cidade de São Paulo encerrou o primeiro trimestre de 2025 com saldo positivo de 50 mil empregos com carteira assinada, segundo dados divulgados pelo novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O número reflete a diferença entre as 745.510 admissões e 697.260 desligamentos registrados entre janeiro e março deste ano.
Os setores de comércio, indústria, construção civil e serviços puxaram o crescimento do emprego formal na capital paulista. Em janeiro, o destaque foi para a construção civil e serviços, com saldo de 6.425 postos. Fevereiro teve crescimento expressivo com 36.769 novas vagas, impulsionadas também por indústria e comércio. Já em março, foram criadas 5.056 vagas, novamente com protagonismo das áreas de construção e serviços.
Atualmente, São Paulo contabiliza 4,99 milhões de empregos formais. O rendimento médio dos trabalhadores na capital é de R$ 5.453, valor 69,6% superior à média nacional, conforme análise da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho com base na PNAD Contínua do último trimestre de 2024.
Durante a primeira quinzena de maio, a Prefeitura, por meio do programa Cate Móvel, levará serviços de empregabilidade às zonas Leste, Sul e Oeste da cidade. As ações incluem cadastro para vagas de emprego, orientação para cursos de qualificação, auxílio com a carteira de trabalho digital e muito mais.
Além do atendimento presencial, a Prefeitura passa a convocar candidatos via WhatsApp. O serviço é automatizado e serve tanto para convocação de processos seletivos como para empresas que queiram cadastrar oportunidades. O contato é feito pelo número (11) 3357-2400.
Outro destaque é o lançamento do novo site Observatório do Trabalho, que reúne indicadores de mercado, boletins trimestrais com gráficos interativos e dados que auxiliam na formulação de políticas públicas.
Classificação Indicativa: Livre