Política

Semana começa gelada em várias regiões do Brasil; veja a previsão

Foto: Reprodução/Agência Brasil
A semana começa com baixas temperaturas no Sul e tempo seco em grande parte do Brasil, segundo a Climatempo.  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Agência Brasil
Fernanda Montanha

por Fernanda Montanha

[email protected]

Publicado em 21/07/2025, às 07h59



A semana começa com destaque para as baixas temperaturas no Sul e o tempo seco predominando em grande parte do território brasileiro. De acordo com a Climatempo, uma massa de ar frio ainda atua na Região Sul, enquanto o Centro-Oeste, o interior do Sudeste e partes do Nordeste enfrentam níveis críticos de umidade do ar.

Na Região Sul, a segunda-feira (21) começou gelada, com possibilidade de geada nas áreas mais elevadas da Serra Gaúcha, Serra Catarinense e no sul do Paraná. Cidades como General Carneiro podem registrar esse fenômeno. Além disso, nevoeiros reduzem a visibilidade em trechos de Curitiba e do litoral. Apesar do frio, não há previsão de chuva.

O Sudeste, as manhãs também seguem frias, principalmente no sul de Minas e no leste de São Paulo. Áreas como a Grande São Paulo, Campinas e a Zona da Mata Mineira podem amanhecer com nevoeiro. Já no interior, incluindo o Triângulo Mineiro e o norte paulista, a umidade relativa do ar fica entre 21% e 30%, caracterizando um tempo muito seco.

O Centro-Oeste sente os efeitos dos ventos frios, especialmente no Mato Grosso do Sul. A manhã começa com frio, mas o sol aparece à tarde, elevando as temperaturas. No entanto, não há previsão de chuva, e os índices de umidade caem para até 12% em regiões de Goiás e Mato Grosso.

No Nordeste, o litoral da Bahia apresenta instabilidade por causa da umidade vinda do oceano, com pancadas de chuva em cidades como Salvador, Ilhéus e regiões do Recôncavo. Já no interior nordestino, o clima é quente e seco, com ventos que podem atingir até 50 km/h em áreas do Maranhão e Piauí.

No Norte do país, a atenção se volta para chuvas intensas acompanhadas de raios em Roraima, oeste do Pará e Amapá. Por outro lado, em estados como Rondônia e Tocantins, o clima permanece estável e seco. Em Palmas, por exemplo, a umidade pode cair abaixo dos 20%, aumentando o risco de queimadas e problemas respiratórios.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp