Política
São Paulo chegou à marca de um mês de verão vivendo um cenário pouco comum para janeiro: frio recorde. A última quarta-feira (21) entrou para a estatística como o dia mais frio do ano até agora, tanto nas primeiras horas da manhã quanto durante a tarde.
Na zona sul, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Interlagos registrou mínima de 15,2 °C e máxima de apenas 20,7 °C. Já na zona norte, no Mirante de Santana, os termômetros marcaram 15,7 °C na mínima e 20,0 °C na máxima, configurando um duplo recorde de baixas temperaturas em 2026. As informações são da Climatempo, que acompanha o comportamento do clima na capital paulista.
A mínima registrada no Mirante de Santana foi a mais baixa para um dia de janeiro desde 2023, quando os termômetros chegaram a 15,2 °C nos dias 6 e 7 daquele ano. O dado reforça o caráter atípico do episódio, especialmente por ocorrer em pleno auge do verão.
A mudança brusca no tempo está ligada à passagem de uma frente fria mais intensa do que o normal para esta época do ano. O sistema avançou pelo país trazendo ar frio de origem polar. A combinação desse ar gelado com céu encoberto e chuva frequente derrubou as temperaturas na Grande São Paulo ao longo das últimas 48 horas.
Para a madrugada desta quinta-feira (22), a previsão indica mínima em torno de 15 °C, o que pode estabelecer um novo recorde de frio em 2026. Apesar de algum sol ao longo do dia, há possibilidade de chuva fraca entre a tarde e a noite.
A tendência é de manutenção das temperaturas amenas até a sexta-feira (23), com presença de vento frio, nebulosidade intensa e chuva ocasional em toda a região leste do estado. Inclusive, com novas áreas de instabilidade provocando chuva desde a manhã.
No fim de semana, o cenário começa a mudar. A diminuição das nuvens permitirá mais períodos de sol, enquanto ventos mais quentes voltam a atuar. As tardes devem ficar quentes novamente, mas as noites e os amanheceres seguem com temperaturas mais agradáveis.
Ainda assim, há previsão de pancadas de chuva típicas de verão entre o fim da tarde e a noite.
Classificação Indicativa: Livre