Política

Tarcísio promove nova troca de secretários; veja quem foi afetado

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O governo de Tarcísio já passou por outras saídas no primeiro escalão, incluindo secretários de Segurança Pública e Agricultura.  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Agência Brasil
Fernanda Montanha

por Fernanda Montanha

[email protected]

Publicado em 20/01/2026, às 06h30



O secretário de Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo, Fábio Prieto, comunicou na última sexta-feira (16) ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) que deixará o cargo. A publicação oficial deve ser feita no Diário Oficial ainda nesta semana.

Ex-desembargador, Prieto já presidiu o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) e, em mensagem enviada a amigos, informou que pretende retornar à advocacia.

“Quero voltar para a advocacia – não há mistério. Agradeço a colaboração de muitos amigos. Continuaremos juntos”, disse.

Ainda não há definição sobre quem assumirá a secretaria de forma definitiva. Enquanto isso, a tendência é que o secretário-executivo do órgão, Raul Christiano, permaneça à frente da pasta interinamente, segundo o Metrópoles.

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Perfil técnico e influência jurídica

Reconhecido pelo perfil técnico e discreto, Prieto é considerado um dos principais interlocutores do entorno de Tarcísio junto ao meio jurídico. Nos bastidores, é apontado como contato frequente com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), reforçando sua importância na articulação política e administrativa do governo.

Mudanças no primeiro escalão

O governo Tarcísio enfrenta uma reorganização em seu primeiro escalão em meio ao período eleitoral. Até o momento, já deixaram seus cargos Guilherme Derrite (Segurança Pública), Valéria Bolsonaro (Mulher) e Guilherme Piai (Agricultura).

Eles foram substituídos, respectivamente, pelos delegados Osvaldo Nico e Adriana Liporoni e pelo ex-presidente do Incra, Geraldo Melo Filho.

Outros integrantes da equipe devem se afastar até abril, prazo máximo de desincompatibilização para quem pretende concorrer nas eleições. Entre eles estão Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais), Roberto de Lucena (Turismo) e Helena Reis (Esporte).

Lucena e Helena planejam disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, enquanto Kassab, segundo aliados, alimenta a expectativa de compor a chapa de Tarcísio como candidato a vice na reeleição.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp

Tags Governo