Entretenimento
Publicado em 12/09/2025, às 18h52 Foto: Agência Brasil Caroline Leal
Nesta segunda-feira, 15 de setembro, diversas cidades do Brasil terão feriado municipal para celebrar suas padroeiras.
A data reúne as manifestações religiosas importantes e interfere na rotina de serviços públicos e comércio em algumas localidades.
No Ceará, Juazeiro do Norte comemora Nossa Senhora das Dores (Lei nº 335/1968), com serviços essenciais funcionando normalmente.
Já em Pernambuco, Caruaru também celebra a padroeira com o feriado instituído pelo Decreto nº 002/2025, e o comércio pode funcionar parcialmente.
No Sudeste, Dores do Indaiá(MG) promove a Festa de Nossa Senhora das Dores, enquanto Mantenópolis (ES) celebra o Dia da Padroeira.
No Sul, em Tubarão(SC), o feriado homenageia Nossa Senhora da Piedade (Decreto nº 8.200/2025), impactando principalmente o funcionalismo público local.
Mesmo com o feriado, os serviços considerados essenciais, como saúde, segurança e transporte vão funcionam normalmente, garantindo que a população não seja prejudicada, de acordo com o CNN Brasil.
O feriado evidencia como a religiosidade está presente na vida das cidades, unindo a comunidade em torno de suas padroeiras.
Entre missas, procissões e celebrações, moradores e visitantes participam de rituais que reforçam a identidade local e mantêm viva a tradição.
Além do aspecto religioso, as festas movimentam a economia local, especialmente o comércio e o setor de turismo, com pequenas cidades recebendo turistas e fiéis para acompanhar as celebrações.