Entretenimento
Publicado em 08/07/2025, às 16h48 Foto: Freepik Marcela Guimarães
O micro-ondas é um eletrodoméstico essencial para o dia a dia, mas alguns erros podem causar queimaduras, faíscas, explosões e até incêndios.
Veja abaixo a lista feita pelo portal Tua Casa do que jamais deve ir ao micro-ondas e como evitar acidentes comuns:
Nunca coloque metal no micro-ondas. Papel alumínio, talheres, tampas metálicas, canecas térmicas, garrafas de inox ou louças com detalhes dourados podem causar faíscas e até provocar um incêndio.
Metais refletem as ondas eletromagnéticas sem absorvê-las, o que pode danificar o aparelho. Transfira o alimento para recipientes próprios para micro-ondas.
Nunca aqueça recipientes com tampa fechada. O vapor interno cria pressão, que pode estourar o pote ou a tampa. Deixe sempre semiaberta ou utilize tampas especiais para micro-ondas para o vapor ser liberado com segurança.
Parece prático, mas o isopor pode derreter ou liberar compostos tóxicos quando aquecido. Marmitas nesse material devem ser sempre transferidas para pratos ou potes adequados. Além de evitar contaminação, você previne sujeiras e problemas no aparelho.
Usar potes danificados pode parecer inofensivo, mas trincas e lascas se expandem com o calor. Isso pode gerar contaminação com estilhaços de vidro ou cerâmica; assim, o ideal é jogar fora recipientes com qualquer dano visível.
Plásticos comuns podem derreter ou liberar toxinas. Isso vale para potes de sorvete, requeijão, sacolas de supermercado ou embalagens descartáveis. O calor pode soltar BPA e outras substâncias nocivas nos alimentos.
Colocar um ovo com casca no micro-ondas quase sempre termina em explosão. O vapor se acumula e a casca impede a saída do calor. O resultado é muita sujeira, risco de queimadura e possível dano ao micro-ondas. Para fazer ovo nele, quebre antes em um recipiente.
Evite colocar frutas inteiras com casca no micro-ondas, como uva, banana, maracujá, jabuticaba ou maçã. O vapor interno pode causar pequenas explosões com sujeira e risco de queimaduras. Para aquecer, descasque, corte em pedaços e fique de olho no tempo.
No micro-ondas, líquidos podem superaquecer, atingindo temperaturas perigosas sem borbulhar. Basta mexer com uma colher ou retirar do aparelho para que o conteúdo “exploda” de um jeito inesperado. Aqueça em etapas curtas, vá mexendo e sempre use recipientes abertos.
Outra dica importante é usar apenas recipientes com selo “microwave safe” e ficar sempre por perto durante o aquecimento.
Pesquisa aponta que detalhe entre dois dedos pode revelar lado sexual do parceiro
Aos 18 anos, João Fonseca faz história e fatura alto em Wimbledon; veja valor