Entretenimento

Apple prepara iPhone 17, mas você lembra das piores decisões da empresa?

Veja 4 vezes que a Apple errou feio nas atualizações dos iPhones.  |  Prestes a lançar a mais nova geração de iPhones, é importante lembrar os fracassos da marca. - Foto: Reprodução

Publicado em 27/08/2025, às 19h32   Prestes a lançar a mais nova geração de iPhones, é importante lembrar os fracassos da marca. - Foto: Reprodução   Camila Lutfi

A Apple revelará a nova geração de iPhones, a linha 17, no dia 9 de setembro, por meio de um evento de lançamento que promete ser o ponto alto do calendário tecnológico do ano, com os principais destaques de inovações da empresa.

A série iPhone 17 deve incluir os modelos tradicionais (iPhone 17, iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max), além de um inédito aparelho ultrafino, o iPhone 17 Air.

Os novos iPhones serão conhecidos pelo público a partir das 10h (horário do Pacífico), no Steve Jobs Theater, localizado no Apple Park, em Cupertino. Os fãs da marca podem acompanhar o lançamento por meio do YouTube.

Essa é a ocasião em que todos os segredos são revelados: design, preços, especificações e eventuais novidades do ecossistema Apple. Pensando nisso, também é importante lembrar os fracassos da gigante de tecnologia.

O TechTudo fez uma lista com quatro mudanças do iPhone que decepcionaram até os fãs da Apple.

4 vezes que a Apple não agradou com as atualizações do iPhone

1. Fim da entrada para fones de ouvido

Lá em 2016, quando a marca lançou o iPhone 7, uma das principais atualizações de design não agradou: o fim da entrada dos fones de ouvido nos aparelhos.

A Apple justificou a medida indicando que a remoção melhoraria o espaço interno de outros componentes.

Ainda assim, a decisão frustrou os usuários do smartphone, que se viram obrigados a comprar fones sem fio — em geral, mais caros — porque o fone não viria mais na caixa do celular.

2. Sem carregador para iPhones novos

Geralmente, ao comprar um celular novo, o produto também vinha com um carregador, fone de ouvido, cabo USB e a chave para abrir o compartimento do chip.

Porém, em 2020, a Apple anunciou que o carregador não viria mais na caixa do produto novo, bem como já havia acontecido com o fone.

A mudança aconteceu com a linha iPhone 12, pela qual a marca alegou preocupação com a sustentabilidade. No entanto, no Brasil, a empresa chegou a ser processada por venda casada, visto que a falta do carregador na caixa vai contra a lei do consumidor.

3. Fim do "botão do meio"

Com um design sofisticado e icônico da marca, o "botão do meio", que também oferecia o Touch ID para desbloquear o dispositivo, foi descontinuado a partir do iPhone X.

A mudança frustrou os consumidores, que agora precisam usar apenas o Face ID para entrar no smartphone.

4. "Notch" gigante

No lançamento do iPhone 12, aquele espaço onde fica a câmera frontal e sensores de reconhecimento facial — chamado de notch — não agradou os usuários.

Isso porque o elemento ficou muito grande, o que muitos consideraram imprudente para a tela que estava sendo pouco aproveitada. Essa parte foi alterada novamente pela Apple, melhorando a aceitação em novas atualizações do iPhone.

Classificação Indicativa: Livre


TagstecnologiaiPhoneAppleCelulares

Leia também


TV 3.0 aprovada: veja tudo que você precisa saber do novo modelo televisivo


Quanto deve custar o iPhone 17 no Brasil? Veja comparativo com iPhone 15 e 16