Entretenimento
Publicado em 18/08/2025, às 11h02 Foto: Divulgação/Paramount Pictures/Netflix Marcela Guimarães
A Família Addams, que foi criada pelo cartunista americano Charles Addams nos anos 1930, se tornou um marco da cultura pop, ganhando adaptações em filmes, séries e desenhos animados ao longo das décadas.
Entre os personagens, a ácida Wandinha Addams, filha de Gomez e Morticia, sempre chamou atenção pelo humor sombrio e suas brincadeiras mórbidas.
Por mais que ela tenha virado a protagonista de sua própria série apenas em 2022, com a produção “Wandinha”, da Netflix, a personagem, vivida por Jenna Ortega, já havia sido interpretada por diferentes atrizes em versões anteriores.
Considerada uma das intérpretes mais marcantes da personagem, Christina Ricci viveu Wandinha em “A Família Addams” (1991) e em sua sequência, lançada em 1993.
Sua atuação acabou se tornando referência para várias gerações de fãs. Anos depois, Ricci voltou ao universo sombrio da família na série da Netflix, mas desta vez como a vilã Marilyn Thornhill, também conhecida como Laurel Gates.
Primeira atriz a viver Wandinha nas telas, Lisa Loring participou da sitcom “A Família Addams”, exibida entre 1964 e 1966.
Na época, tinha apenas seis anos de idade, o que resultou em uma versão mais “adorável” e “inocente” da personagem. A intérprete faleceu em 2023, aos 64 anos.
Em 1998, Nicole Fugere assumiu o papel em “A Família Addams – O Reencontro”, um telefilme que trouxe nova estrutura aos personagens clássicos.
No mesmo ano, ela reprisou a personagem na série “A Nova Família Addams”, exibida até 1999, com 65 episódios no total.
Mesmo antes da estreia da segunda temporada, a Netflix já havia confirmado que “Wandinha” terá uma terceira temporada. A data de lançamento dos novos episódios ainda não foi divulgada.
Espetáculo de Natal da Disney no Brasil: veja como comprar ingressos
“Dança dos Famosos”: relembre os campeões das edições anteriores