Entretenimento
Publicado em 18/07/2025, às 15h26 É necessário provar que o idoso está apto a dirigir. - Foto: Unsplash Camila Lutfi
Com diversos descontos e facilidades para comprar carros, além de direito a vagas preferenciais, os idosos — ou seja, aqueles com mais de 60 anos — fazem parte do grupo da população com mais vantagens na direção.
No entanto, visto que esse é um grupo de risco, especialmente para doenças físicas e mentais, pode ficar a dúvida: tem idade limite para dirigir?
Para dar entrada em uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é necessário ter, no mínimo, 18 anos completos — considerada a maioridade legal no Brasil. Porém, o Código de Trânsito de Brasileiro (CTB) não define limite de idade para conduzir um veículo.
Existe, contudo, uma maior fiscalização para motoristas a partir dos 50 anos de idade. Por exemplo, condutores com 50 anos ou mais precisam renovar o documento a cada 5 anos, e quem possui mais de 70 anos precisa fazer esse processo a cada 3 anos. Em comparação, motoristas entre 18 e 49 anos renovam o documento uma vez a cada 10 anos.
A renovação da CNH é necessária para provar que o idoso está apto a dirigir sem causar riscos no trânsito. Isso porque o processo envolve exames de aptidão, realizados por agentes de saúde, que testam a visão, audição, mobilidade e força física do idoso.
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os profissionais das clínicas conveniadas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) são totalmente responsáveis por definir se o motorista pode dirigir.
Dessa forma, eles podem restringir totalmente o solicitante de dirigir, ou diminuir o intervalo de validade da CNH, por exemplo. No caso de idosos incapazes, os profissionais podem sugerir a necessidade de um condutor particular, o que reduz os impostos e valores em carros.
Remédios gratuitos para idosos: veja quem tem direito e como retirar pelo Farmácia Popular
Carros usados mais vendidos por região em 2025: veja o ranking nacional