Política
por Marcela Guimarães
Publicado em 10/12/2025, às 20h14
A tempestade que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo, impulsionada por um ciclone extratropical, causou uma série de transtornos nesta quarta-feira (10).
A ventania forte provocou cancelamentos de voos, derrubou árvores, fechou parques e deixou mais de 2,2 milhões de pessoas sem energia, de acordo com a Enel.
Na capital, foram registrados 514 chamados por queda de árvores e cinco ocorrências de enchentes. Uma dessas quedas atingiu a Linha 9-Esmeralda, que passou a operar entre Santo Amaro e João Dias em via única, com intervalos ampliados.
Em meio ao cenário de estragos, a Rodovia Castello Branco (SP-280) também sofreu grandes danos.
A alça de acesso do km 23, sentido capital, foi totalmente interditada após o surgimento de uma cratera causada pelo afundamento da pista. Com isso, todos os motoristas estão sendo redirecionados para o acesso do km 22.
Equipes da prefeitura e técnicos da rodovia atuam na sinalização e analisam a condição da estrutura antes de iniciar os reparos. Não há previsão de reabertura até o momento da publicação desta reportagem.
A expectativa, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), é que o tempo só comece a melhorar nos próximos dias. Veja imagens da cratera:
Ver essa foto no Instagram
*Com apuração da CNN Brasil
Classificação Indicativa: Livre