Entretenimento
Publicado em 04/08/2025, às 09h18 Reprodução/ Freepik Gabriela Teodoro Cruz
Desde que foi lançado, o ChatGPT se tornou um dos recursos de inteligência artificial mais populares do mundo, sendo utilizado para estudar, programar, automatizar tarefas e até gerar imagens ou análises de dados.
Para quem quer apenas experimentar o ChatGPT, o plano gratuito permite acesso básico ao modelo GPT-4o Mini e a GPTs personalizados. Os usuários têm acesso limitado às funcionalidades premium, como análise de dados, upload de arquivos, uso de visão, navegação web e geração de imagens.
O plano mais popular da plataforma custa US$ 20 por mês — cerca de R$ 115,59 com a cotação atual. Ele amplia significativamente o limite de mensagens e dá acesso aos modelos mais avançados da OpenAI, incluindo o GPT-4o e o GPT-4 completo.
Aqui, o diferencial está na possibilidade de criar espaços de trabalho colaborativos, com console de administrador, GPTs compartilháveis e privacidade adicional: os dados das interações não são usados para treinar os modelos da OpenAI, o que garante mais segurança para dados corporativos.
Lançado em dezembro de 2024, o ChatGPT Pro é o plano mais avançado para indivíduos. Ele custa US$ 200 (cerca de R$ 1.155,93), e inclui acesso ilimitado ao modelo mais poderoso da OpenAI, o o1 (OpenAI One), além do GPT-4o, do o1-mini e de um modo de voz ainda mais sofisticado.
Os diferenciais incluem:
Acesso irrestrito ao GPT-4 com maior velocidade
Janela de contexto expandida para grandes volumes de dados
Suporte técnico prioritário
Integrações customizadas com sistemas da empresa
Garantia de que os dados não serão usados para treinar a IA
Segundo documentos internos vazados em setembro de 2024, a OpenAI planeja aumentar progressivamente o preço das assinaturas. O plano Plus, por exemplo, poderá saltar de US$ 20 para US$ 44 até 2029 o equivalente a cerca de R$ 247,72 na cotação atual.
A estratégia de aumento gradual indica que a OpenAI aposta na valorização contínua de seus serviços, à medida que a IA se integra cada vez mais ao cotidiano e ao mundo corporativo.