Entretenimento

Ciclone tem rajadas de vento de mais de 100 km/h em SP; veja os estragos

O fenômeno provocou instabilidades atmosféricas e ainda pode vir acompanhado de pancadas isoladas de chuva nas próximas hora.  |  Os registros de vento mais intensos foram em Itapeva, Iguape, Cerqueira Cesar e litoral norte.

Publicado em 28/07/2025, às 19h03   Os registros de vento mais intensos foram em Itapeva, Iguape, Cerqueira Cesar e litoral norte.   Camila Lutfi

A Defesa Civil do estado de São Paulo alerta para a ocorrência de ventos fortes nesta segunda-feira (28), devido à passagem de um ciclone extratropical pelo território paulista. Ao longo do dia, algumas regiões registraram ventos de mais de 100 km/h.

O fenômeno provocou instabilidades atmosféricas e ainda pode vir acompanhado de pancadas isoladas de chuva nas próximas horas, embora os volumes não devam ser expressivos.

Mais cedo, os registros de vento mais intensos foram em Itapeva (104 km/h), Iguape (93 km/h), Cerqueira Cesar (92,9 km/h) e litoral norte (85 km/h).

Os agentes da Defesa Civil se encaminharam ao litoral norte para auxiliar no restabelecimento de serviços essenciais hoje, como fornecimento de energia elétrica e telhas.

A previsão do tempo da semana ainda indica queda brusca nas temperaturas e mais vento ao longo dos dias.

Estragos da ventania no litoral de SP

Foto: Divulgação Defesa Civil

Segundo a Agência SP, houve ocorrências relacionadas aos ventos em Ubatuba, com a queda de uma árvore sobre via pública na Rua Guarani, região central, além de Mongaguá, com a queda de árvore sobre via pública e danos estruturais em barracas localizadas na Avenida Marina com Avenida Embaixador Pedro de Toledo, no centro.

Já em Santos, houve queda de galho sobre a fiação no bairro Bom Retiro. Além disso, duas quedas de árvores sobre a via pública ocorreram em Iguape, na Estrada do Icapara, no Morro do Pinheiro. Em nenhuma dessas localidades houve vítimas.

Foto: Divulgação Defesa Civil

Ilhabela registrou uma queda de árvore de grande porte, mas a balsa seguiu operando normalmente. 

A Defesa Civil segue monitorando as condições meteorológicas e reforça a importância do acionamento das equipes municipais em casos de emergência.

Intensidade das rajadas de vento pelo estado de São Paulo

Classificação Indicativa: Livre


TagsSão Pauloprevisão do tempoFriociclone

Leia também


Calendário de pagamentos do Pé-de-Meia: Quando a 5ª parcela será paga?


O que significam os alertas amarelo, laranja e vermelho da Defesa Civil?