Entretenimento
Publicado em 04/08/2025, às 20h08 Esse resultado não é novidade para as cidades litorâneas. - Foto via Wiki Commons Camila Lutfi
Praia Grande, Santos e São Vicente, localizadas na Baixada Santista, foram classificadas como uma das cinco cidades mais limpas do estado de São Paulo e estão entre as 25 mais sustentáveis do Brasil.
O resultado é do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) de 2024, que avalia os municípios brasileiros empenhados em buscar soluções para a gestão adequada da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
O estudo é realizado pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) e analisa a gestão de resíduos, infraestrutura, além de engajamento da população e políticas públicas voltadas à limpeza urbana.
Os municípios da Baixada Santista, no litoral sul de São Paulo, ficaram bem pontuados no recorte das cidades com mais de 250 mil habitantes.
Esse resultado não é novidade para as cidades litorâneas. Santos, por exemplo, é uma cidade portuária, com diversos projetos e políticas públicas para ampliar o crescimento urbano e manter a sustentabilidade.
Além disso, as três cidades são fortes no setor do turismo, o que implica em uma boa movimentação da comunidade local para manter uma melhor consciência sobre o meio ambiente e serviços de coleta, por exemplo.
Entre as 5 cidades mais limpas de São Paulo, outro destaque é Campinas, que também é uma das mais organizadas do Brasil e representa um forte polo industrial paulista, com evidência para a educação superior.
“Ozempic brasileiro” começa a ser vendido e promete ser até 70% mais barato
Provão Paulista 2025 abre mais de 15 mil vagas para USP, Unicamp, Unesp, Fatecs e Univesp; veja como se inscrever