Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 07/11/2025, às 21h28 - Atualizado às 21h29
A queda nas vendas do Toyota Corolla Cross, registrada em outubro de 2025, não aconteceu por acaso.
O modelo, que costuma aparecer entre os SUVs médios mais vendidos do país, enfrentou um problema inesperado envolvendo a própria marca.
A Toyota precisou interromper parte de sua produção após um temporal prejudicar a fábrica de motores em Porto Feliz (SP), o que afetou diretamente o envio de unidades do Corolla Cross e do Corolla sedã às concessionárias.
Com o fluxo de fabricação paralisado, o estoque baixou e o impacto nas vendas foi imediato. O SUV caiu para 13º lugar no segmento, conforme mostra a apuração do portal Garagem360.
Os números impressionam negativamente, indo de 7.282 unidades em setembro para apenas 3.609 em outubro.
A crise de produção da Toyota coincidiu logo com a fase de maior expansão das marcas chinesas no mercado de SUVs médios.
Enquanto a montadora japonesa sofria com a falta de veículos, marcas como BYD, GWM e CAOA Chery cresciam.
No ranking do mês, o Jeep Compass assumiu a liderança (6.257 unidades), seguido pelo CAOA Chery Tiggo 7 (4.248).
Logo atrás apareceram Haval H6 e BYD Song, o que mostra o avanço dos modelos híbridos e elétricos.
As estratégias de preços competitivos e, no caso da BYD, descontos relevantes nas vendas diretas, deixaram esses concorrentes ainda mais atraentes em relação aos SUVs tradicionais.
Analisando esse novo cenário, mesmo com a normalização da fábrica, o Corolla Cross deve ter um caminho mais difícil para recuperar sua posição.
A projeção de analistas é que o modelo da Toyota só retome seu ritmo normal em 2026. O problema é que o mercado será muito mais disputado e tecnológico do que aquele no qual o carro conseguiu crescer.
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