Entretenimento
Publicado em 20/07/2025, às 14h00 Foto: Antonio Ricardo Soriano/Salas de Cinema de São Paulo Marcela Guimarães
A cidade de São Paulo se prepara para receber o retorno do Cine Copan. Após quatro décadas fechado, o cinema histórico será reaberto, trazendo de volta um pouco de cultura de um dos pontos mais famosos do centro da capital paulista.
Localizado no térreo do edifício Copan, obra modernista projetada por Oscar Niemeyer, o cinema foi inaugurado em 1970 e logo se tornou uma referência moderna.
Com capacidade para 1.200 pessoas, poltronas de veludo e tecnologia de sobra para a época, o espaço era o point dos apaixonados por cinema e chamava a atenção de frequentadores de todas as regiões.
O Cine Copan acabou não fugindo do destino de muitos cinemas de rua. O fim de seu funcionamento veio em 1986, quando houve o esvaziamento do centro e a chegada dos cinemas em shoppings.
Nos anos 2000, o local chegou a ser ocupado por uma igreja evangélica, o que mudou totalmente a parte de dentro do antigo cinema. O famoso letreiro na fachada também sumiu.
Em 2008, a Prefeitura de São Paulo resolveu interditar o lugar por irregularidades administrativas, como a falta de pagamento das taxas condominiais; com isso, o imóvel entrou em mais um longo período de abandono.
Atualmente, o espaço está nas mãos de novos proprietários, mas suas identidades não foram reveladas.
A transferência legal do imóvel ainda depende de partes judiciais, mas os planos já animam quem acompanha a nova fase do centro de São Paulo. Com as devidas reformas, a expectativa é que o Cine Copan reabra em até dois anos.
Qual a frequência certa para lavar o cabelo? Descubra o que é mito e o que é verdade
Parque e zoo em SP: veja como aproveitar um dia completo no Animália Park