Entretenimento

Qual a frequência certa para lavar o cabelo? Descubra o que é mito e o que é verdade

A frequência certa para lavar o cabelo é algo mais complicado do que parece. - Foto: Freepik
A quantidade de vezes recomendada para lavar os fios vai depender de fatores como a textura, sensibilidade do couro cabeludo, e até o clima local.  |   BNews SP - Divulgação A frequência certa para lavar o cabelo é algo mais complicado do que parece. - Foto: Freepik
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 18/07/2025, às 06h00



Lavar o cabelo pode estar inserido na rotina de várias formas. Há aqueles que lavam todos os dias, os que separam alguns dias da semana para essa tarefa e até mesmo com uma frequência menor, de uma vez por semana. 

Apesar de cada rotina parecer incomum para quem não está acostumado, a frequência certa para lavar o cabelo é algo mais complicado do que parece. Isso porque nem para todos a resposta é a mesma.

A quantidade de vezes recomendada para lavar os fios vai depender de fatores como a textura do seu cabelo, a sensibilidade do couro cabeludo, o quão ativa é a pessoa no dia a dia e, ainda, o clima local. Especialistas entendem que essa atividade pode machucar a sua pele caso feita com muita frequência e intensidade, além de piorar a qualidade do cabelo.

Ao mesmo tempo, lavar pouco o cabelo também não é recomendado, pois pode acumular óleos e sujeiras que, caso fiquem acumuladas, podem causar infecções diversas.

De acordo com especialistas entrevistados pelo portal CMU, veja a frequência de lavagem dos fios ideal para diferentes tipos de cabelo:

  • Cabelos saudáveis: De duas a três vezes na semana, no máximo, para acumular a quantidade de óleos necessária e deixar os fios mais saudáveis;
  • Cabelos secos: Lavagens espaçadas, com menor frequência, e maior hidratação em dias sem lavar;
  • Cabelos com caspa: Experimente lavar diariamente com shampoo especializado e com fórmula que não irrite o couro cabeludo;
  • Couro cabeludo sensível: Espaçar mais as lavagens, entre uma semana e uma semana e meia, para não irritar a pele, utilizando produtos calmantes e específicos para não agredir a região.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp