Entretenimento

Como definir metas realistas para 2026, segundo especialistas

Duas especialistas explicam como traçar metas claras e alcançáveis para o ano de 2026. Confira detalhes!  |  Reprodução/Pexels

Publicado em 31/12/2025, às 16h30   Reprodução/Pexels   Marina Gonçalves

O ano passou voando e já estamos a um passo de 2026, trazendo aquela sensação de que os meses correram mais rápido do que conseguimos acompanhar.

Com a chegada de um novo ano, é muito comum traçar novas metas. É um hábito que representa, para muitas pessoas, a chance de virar a página e recomeçar de forma diferente.

Mas, afinal, como fazer isso do jeito certo?

Ao portal Metrópoles, as psicólogas Taynara Abreu e Alessandra Araújo explicaram que criar metas para um novo ano funciona melhor quando o planejamento consegue equilibrar ambição e realismo.

"É muito importante definir as prioridades. As pessoas devem se questionar: ‘O que é de extrema importância para a conclusão dessa resolução?’, ‘a urgência dessa resolução trará quais benefícios para minha individualidade e realização?, ‘quais recursos são necessários para que minhas resoluções sejam bem-sucedidas?", destacou Taynara.

Alessandra completou dizendo que "metas irrealistas podem levar à frustração e ao abandono precoce. Outro aspecto crucial é o prazo: as metas devem ter um cronograma claro, com prazos definidos para serem concluídos. Isso ajuda a manter o foco e criar uma sensação de urgência".

Reprodução/Pexels

O que evitar nas metas

Ainda segundo o portal, muitas resoluções de Ano Novo não saem do papel por causa de hábitos que atrapalham o cumprimento das metas. Por exemplo, metas como 'ser mais saudável' ou 'ganhar mais dinheiro' acabam sendo difíceis de acompanhar e frustram.

Para ter sucesso, é melhor definir objetivos mensuráveis, como ir à academia três vezes por semana ou poupar 10% do salário. Mudanças drásticas demais também podem desanimar, por isso dividir grandes metas em passos menores é um bom caminho.

Tentar cumprir muitas resoluções ao mesmo tempo pode atrapalhar o foco e diminuir o impacto dos objetivo. Vale escolher o que importa e priorizar. Também é comum se cobrar demais e desistir com as falhas, mas enxergar os erros como oportunidades de aprendizado e ajustar metas torna o processo mais fácil.

Classificação Indicativa: Livre


Tagsdicas2026Ano novometasplanejamentoEspecialistasResoluções

Leia também


IAs indicam qual será a seleção campeã da Copa do Mundo de 2026; confira


Que dia cai a estreia do Brasil na Copa de 2026? Veja o calendário