Esportes
por Marcela Guimarães
Publicado em 07/12/2025, às 09h40
Esta será a primeira vez que a Copa do Mundo de 2026 contará com 48 seleções, ampliando em 16 o número de participantes em relação à última edição.
Os países foram distribuídos em 12 grupos, de A a L, cada um com quatro equipes. Na última sexta-feira (5), a Fifa oficializou o sorteio que definiu todas as chaves.
As equipes se enfrentarão dentro de cada grupo; os dois primeiros avançam automaticamente ao mata-mata. A novidade é que oito dos doze terceiros colocados também seguirão no torneio, formando um quadro de 32 seleções classificadas.
Ao contrário das Copas anteriores, o mata-mata terá uma etapa extra antes das oitavas. No total, a competição contará com 104 partidas, ou seja, 40 jogos a mais do que a edição de 2022, no Catar.
Com os grupos definidos, ferramentas de inteligência artificial (IA) projetaram quem pode levantar a tão sonhada taça em 2026.
Plataformas como Gemini, ChatGPT, Grok e Perplexity chegaram a um consenso. A Espanha desponta como favorita ao título.
Segundo o Google Gemini, a Espanha lidera as probabilidades de ser campeã, com 17%. Em seguida surge a França (14%) e a Inglaterra (11%).
De acordo com seus “achismos”, o ChatGPT também coloca a Espanha no topo com a maior chance de título. O Brasil aparece mais atrás, com 5% de probabilidade.
Para o Grok, desenvolvido por Elon Musk, a Espanha novamente ocupa o primeiro lugar, desta vez com 19%. A IA destaca o “coletivo sólido” e a “profundidade do elenco” como fatores decisivos.
A Perplexity reforça a ideia. A Espanha seria a candidata mais forte, impulsionada pelo título da Euro 2024 e pelo talento de jovens como Pedri e Lamine Yamal.
Ver essa foto no Instagram
*Com informações da CNN Brasil
Classificação Indicativa: Livre