Entretenimento

Consciência Negra em SP: veja programação gratuita com shows e exposições no feriado

Cidade oferece opções culturais ao longo de todo o mês, incluindo shows de Majur, leitura coletiva, feira afroempreendedora e espetáculos teatrais  |  Reprodução/Freepik

Publicado em 20/11/2025, às 06h00   Reprodução/Freepik   Ana Caroline Alves

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado hoje, 20 de novembro, São Paulo recebe uma série de eventos gratuitos que homenageiam a cultura negra e promovem reflexões sobre memória, ancestralidade, luta antirracista e representatividade. 

Embora a data faça referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, a programação especial se estende por todo o mês, abrangendo shows, oficinas, debates, exposições e atividades educativas em diversos pontos da capital, veja o que fazer no feriado, segundo apuração feita pela Veja SP.

Shows e literatura

O destaque da semana é Majur, que se apresenta nesta quinta-feira (20) no Sesc Pompeia com o show Gira Mundo, álbum composto por 16 faixas em iorubá dedicadas aos orixás. Os ingressos custam entre R$ 18 e R$ 60 e podem ser adquiridos pelo aplicativo Credencial Sesc SP ou nas unidades da rede.

A contação de histórias Pequenas Notáveis: Carolina de Jesus, que revisita a infância e trajetória da autora de Quarto de Despejo, ocorre em diferentes bibliotecas municipais até o dia 28 de novembro, com apresentações em bairros como Penha, Artur Alvim, Pinheiros e Santo Amaro.

Exposições, festivais e teatro

O Edifício Oswald de Andrade inaugurou, no sábado (15), a mostra ID Corpos Negros, do artista Achiles Luciano, com obras em realidade aumentada que exploram a estética da diáspora africana. A entrada é gratuita, e a exposição segue até 14 de dezembro.

Entre 19 e 27 de novembro, o CCBB apresenta o festival Quilombo Groove, com shows gratuitos e a mostra fotográfica Preces, Louvores e Batuques, que retrata tradições afro-amapaenses.

No Centro Cultural São Paulo, a Expo Internacional Dia da Consciência Negra reúne mais de 130 expositores nos dias 19 e 20, com foco em afroempreendedorismo, diversidade e afrofuturismo.

No teatro, a agenda destaca o espetáculo O Território do Samba, no Teatro Paulo Eiró, e a montagem de O Avesso da Pele, no dia 25, no CCSP. O Sesc Pompeia também recebe o musical Ruth & Léa, inspirado nas trajetórias de Ruth de Souza e Léa Garcia, com sessões até o dia 30.

Classificação Indicativa: Livre


TagsferiadoDia da Consciência Negra

Leia também


20 de novembro é feriado? Entenda a lei e o significado desta data histórica


20 de novembro é feriado? Veja quem pode folgar no Dia da Consciência Negra