Entretenimento

Skate voador, videochamada e mais: "De Volta para o Futuro" acertou as previsões sobre o futuro?

Ainda que sejam apenas 30 anos de diferença, na cronologia do filme, algumas previsões sobre como estaria o mundo foram certeiras.  |  Outras invenções do roteiro não se concretizaram até hoje. - Foto: Reprodução Globoplay

Publicado em 24/07/2025, às 13h03   Outras invenções do roteiro não se concretizaram até hoje. - Foto: Reprodução Globoplay   Camila Lutfi

O filme "De Volta para o Futuro", um dos maiores sucessos do cinema do último século, comemora 40 anos de estreia em 2025. Na trama, o jovem Marty McFly (Michael J. Fox) acaba viajando acidentalmente no tempo para 1955 e precisa enfrentar diversos desafios para voltar para casa.

Já no segundo filme da franquia, lançado em 1989, Marty faz outra viagem no tempo — dessa vez para o futuro, em 2015. Ainda que sejam apenas 30 anos de diferença, na cronologia do filme, algumas previsões sobre como estaria o mundo foram certeiras, enquanto outras seguem bem longe de acontecer.

Junto de sua namorada, Jennifer Parker (Elisabeth Shue), e do cientista Dr. Emmet Brown (Chistopher Lloyd), Marty viaja no tempo para o dia 21 de outubro de 2015.

Foto: Reprodução Globoplay

 Além das conexões futuras dos personagens que constroem a trama de "De Volta para o Futuro II", o protagonista ainda precisa lidar com as novas tecnologias do mundo novo.

Algumas delas realmente existem atualmente ou já estavam em desenvolvimento há 10 anos. Porém, algumas invenções do roteiro não se concretizaram até hoje — e podem estar bem longe de acontecer.

Confira X previsões do filme sobre o futuro

1. Carros voadores

Foto: Reprodução Globoplay

A última cena do primeiro filme e primeira cena do segundo tem, justamente, a presença de um carro voador. No entanto, nem 30, nem 40 anos foram tempo suficiente para fazer a tecnologia funcionar.

Presentes em previsões futurísticas em diversos filmes, os carros voadores ainda não são possíveis. No formato em que veículos são produzidos hoje, não há sustentação aerodinâmica que faça um carro voar. 

Se aparecer, a tecnologia será anunciada daqui a, pelo menos, 50 anos.

2. Skate voador

Uma das principais características de Marty McFly é andar muito bem de skate, conseguindo até mesmo despistar alguns agressores em cenas icônicas da franquia. 

No entanto, assim como os carros voadores, os skates voadores também não existem. O uso de rodas ainda é essencial para o equipamento, seja em 2015 ou 2025.

Ainda assim, uma mudança interessante é que o skate se tornou uma modalidade Olímpica desde que o filme foi lançado.

3. Ligação por vídeo

Na época em que foram lançados os três filmes do "De Volta para o Futuro", ligações por vídeo ainda não existiam. Mas o filme indicou que em 2015 essa ferramenta já seria amplamente utilizada. 

O segundo filme mostra uma cena de Marty sendo demitido por meio de videochamada, na sua sala. Em 2015, chamadas de vídeo já existiam e hoje são ainda mais famosas e comuns, especialmente em ambientes profissionais.

4. Comando de voz

Mais um clássico das previsões futurísticas, o comando de voz é bem comum atualmente. 

Ferramentas como a "Alexa" e "Siri", além do "Ok, Google", são sistemas inteligentes que podem executar tarefas pelo celular e até mesmo na casa.

5. Óculos inteligente

Usado no filme para fazer ligações, hoje já existem óculos inteligentes que permitem várias funções, como gravar vídeos e tirar fotos, fazer ligações e até mesmo indicar localização.

Por mais que não sejam amplamente usados devido ao custo, é uma ferramenta útil do "futuro".

6. Drones

O longa mostra diversos dispositivos voadores que fazem entregas e circulam pela cidade. Conhecidos hoje como drones, alguns já realizam entregas por meio de inteligência artificial.

7. Biometria

Ainda, a biometria é utilizada para Marty entrar na sua casa do futuro. Atualmente a biometria e reconhecimento facial pode ser utilizado para diversas funções, desde bancos até fechaduras e senhas de celular.

8 . Jaqueta tecnológica

Foto: Reprodução Globoplay

Ficar com as roupas molhadas não é um problema para 2015 do filme. Afinal, há uma jaqueta que se seca sozinha, ao apertar um único botão. 

Ainda não aconteceu no mundo real, por mais que seja uma boa invenção para dias chuvosos.

9. Conversão de combustível

Os carros voadores do filme também contam com uma conversão instantânea de lixo em combustível, apenas ao passar restos orgânicos por um tubo acoplado no veículo. Isso também não é possível atualmente. 

O mais próximo de carros com combustíveis sustentáveis são os elétricos, que ganham cada vez mais espaço na realidade.

10. Esfoliação contra envelhecimento

Foto: Reprodução Globoplay

"De volta para o Futuro II" também mostra uma cena com o Dr. Brown, em que ele mostra que uma esfoliação faz sua pele rejuvenecer muitos anos. Esse produto pode ser muito procurado e pesquisado pelo setor de beleza, mas essa tecnologia vai ficar para o futuro.

A solução foi inserida no filme para justificar a aparência do cientista, que deveria parecer 30 anos mais velho caso a esfoliação não existisse.

* Lista montada com ajuda de informações do Uol

Classificação Indicativa: Livre


TagstecnologiafilmesCuriosidade

Leia também


O que acontece com o seu corpo quando você passa 8h por dia no celular?


"And Just Like That...": quando saem os próximos episódios da 3ª temporada?