Entretenimento

Fiat causa suspense: qual nome vai renascer no novo compacto: Uno, Panda ou Argo?

O novo modelo será inspirado no Grande Panda europeu, mas adaptado ao gosto do público brasileiro, com design acessível.  |  Foto: Reprodução/Fiat

Publicado em 24/10/2025, às 07h23   Foto: Reprodução/Fiat   Fernanda Montanha

A Fiat está diante de uma das decisões mais simbólicas de sua trajetória recente: escolher o nome de seu novo hatch compacto.

Três opções estão em disputa: Panda, Uno e Argo, e cada uma representa um caminho diferente para o futuro da marca. O modelo brasileiro será inspirado no recém-lançado Fiat Grande Panda europeu, mas adaptado à realidade e ao gosto do público nacional.

O design seguirá a linha robusta e geométrica do projeto original, embora de forma mais simples e acessível. A ideia é equilibrar modernidade e custo, mantendo o estilo marcante, mas sem exageros visuais. O novo hatch deve chegar ao mercado nacional com posicionamento estratégico, voltado à eficiência e à racionalidade.

Foto: Reprodução/Fiat

Entre tradição, emoção e inovação

A escolha do nome reflete mais do que uma questão estética: trata-se de uma decisão de identidade. Panda simboliza a integração global da Fiat e um salto tecnológico; Uno, por outro lado, traz forte apelo emocional e histórico no Brasil; já Argo representa continuidade e reconhecimento imediato.

Segundo fontes ligadas à marca, o nome “Grande Panda” está praticamente descartado. A definição final deve ocorrer até meados de 2026, antes do lançamento oficial no último trimestre.

Segundo o Terra, Independentemente da escolha, a Fiat quer deixar claro que este será o início de uma nova era no portfólio da marca, com foco em segurança, design funcional e eficiência mecânica.

Produção mineira e sinergia com o grupo Stellantis

A fabricação do modelo será em Betim (MG), utilizando a plataforma CMP, a mesma do Citroën C3 e do Peugeot 208. Essa escolha reforça a integração crescente entre as marcas da Stellantis, otimizando custos e tecnologia. O novo compacto ocupará a faixa de entrada da Fiat, substituindo gradualmente o espaço hoje dividido entre Mobi e Argo.

De acordo com o portal Auto Segredos, o carro terá seis airbags de série e sistemas ADAS nas versões mais equipadas, o que ajudará a posicionar a Fiat acima da Citroën em termos de segurança e valor percebido. Com a provável elevação de preços, cresce também a chance de o modelo adotar o nome Panda, reforçando sua imagem inédita no mercado brasileiro.

Mecânica e desempenho

O novo hatch utilizará o motor 1.0 aspirado de 75 cv nas versões básicas e o 1.0 turbo T200 de 130 cv nas mais caras. O câmbio será manual de cinco marchas ou CVT de sete velocidades, conforme a configuração.

Há expectativa de que a versão topo de linha conte com sistema híbrido leve (MHEV de 12 volts), embora isso ainda não esteja confirmado.

Classificação Indicativa: Livre


TagsFiatUnoPanda

Leia também


"Navio fantasma" reaparece no litoral de SP após mais de 100 anos; entenda


Brasileirão: Quem escapa? Veja os jogos mais difíceis na briga contra o rebaixamento