Entretenimento

Filme brasileiro pode brilhar no Oscar 2025; entenda os motivos

Longa de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura estreia internacionalmente com apoio da Neon, nome forte em Cannes e no Oscar  |  Foto: Reprodução/Redes sociais

Publicado em 22/05/2025, às 17h39   Foto: Reprodução/Redes sociais   Redação

O longa brasileiro "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho, será distribuído nos Estados Unidos pela Neon, uma das principais distribuidoras independentes do país. A empresa é conhecida por seu histórico de sucessos em premiações internacionais e venceu o Oscar de melhor filme em 2024 com Anora.

O filme, estrelado por Wagner Moura, está na competição oficial do Festival de Cannes e concorre à Palma de Ouro, principal prêmio do evento, cujo resultado será anunciado neste sábado (24).

Filme aborda a Ditadura Militar no país

Com 2h40 de duração, a trama se passa durante os anos 1970, em plena ditadura militar no Brasil. Moura interpreta um professor universitário que retorna a Recife para reencontrar o filho mais novo, colocando-se em risco ao voltar ao país em um período de forte repressão política.

A parceria entre Mendonça Filho, conhecido por Bacurau, e Moura, protagonista de Tropa de Elite, marca mais uma colaboração de destaque no cinema nacional. A escolha da Neon para o lançamento nos EUA reforça a projeção internacional da produção brasileira.

Nos últimos anos, a Neon tem se consolidado como referência em cinema autoral, especialmente após distribuir títulos consagrados como Parasita (2019), Titane (2021), Triângulo da Tristeza (2022), Anatomia de uma Queda (2023) e Anora (2024). A edição de 2020 do Festival de Cannes não foi realizada por conta da pandemia de COVID-19.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Oscar filme nacional

Leia também


Polícia Federal prende passageiros que transportavam R$ 1,2 milhão de dinheiro em espécie


Por que Neymar não vai mais voltar ao Barcelona, segundo a imprensa espanhola